IMG-LOGO

Lojas utilizam WhatsApp para fazer divulgação

Por Jeniffer Oliveira - 08 de Fevereiro 2018
whatsappandsecurityflaw-1000x600.jpg

O WhatsApp lançou recentemente o WhatsApp Business, versão corporativa do aplicativo. A novidade deve se tornar popular entre os comerciantes, que já utilizam o mensageiro como uma ferramenta para ampliar as vendas. De acordo com uma pesquisa feita com lojistas, pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), 58% dos comerciantes paulistas utilizam o WhatsApp para divulgar seus produtos.

 

A pesquisa mostrou ainda que os pequenos empresários estão se adequando à nova ferramenta – 81% dos entrevistados fazem cadastro dos clientes no próprio estabelecimento comercial e 54% cadastram o número de WhatsApp para um contato posterior. De acordo com o diretor jurídico da Federação, Alexandre Damásio Coelho, a tendência é que o WhatsApp Business seja um sucesso entre os pequenos negócios.

 

"A chegada da ferramenta e suas funcionalidades diferentes da convencional, podem trazer ao pequeno varejista um meio tecnológico mais parecido com o balcão. Transferir ao aplicativo a afetividade de bate-papo deve ser a nova revolução para os pequenos negócios. Agregar ao telefone o carisma do varejista é a meta", ressalta Alexandre.

 

Ainda segundo o diretor, o ambiente virtual tenta cada vez mais se assemelhar a experiência física da compra. No entanto, ele explica a necessidade do consumidor ter experiências sensoriais e ser atendido por uma pessoa, quando há dúvidas na compra ou quando precisa de assistência pós-venda, por exemplo.

 

"No pequeno varejo é tudo diferente, o modelo de negócio tem viés afetivo, o relacionamento com o cliente é maior que a aquisição do produto, é uma experiência de compra em uma relação de confiança. O comerciante ainda possui mais poder que a marca. Impossível replicar esse modelo de negócio em ambientes virtuais, mas as ferramentas digitais são fundamentais para auxiliar no sucesso do empreendimento ", destaca Alexandre Damásio.

 

Segundo dados da Anatel, o Brasil possui 239,1 milhões de celulares. O WhatsApp divulgou recentemente, que há 120 milhões de usuários no País. Ainda de acordo com o aplicativo, cerca de 80% das empresas brasileiras usam o mensageiro para se comunicar com seus clientes e em cinco dias houve mais de 500 mil downloads da versão business, que está disponível apenas na Play Store, para smartphones com o sistema operacional Android.

Comentários