luiza globo news.jpg

Luiza Trajano fala sobre comércio e economia

Neste domingo (19), em entrevista ao Manhattan Connection, da Globo News, a empresária e vice presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Helena Trajano, fala sobre comércio e economia no Brasil. Em contraponto a opinião dos jornalistas que a entrevistam, Luiza explica que o varejo brasileiro está crescendo e se consolidando.

Ao falar sobre o cenário do varejo no Brasil, Diogo Mainardi, jornalista expatriado em Veneza, diz que “os juros estão subindo, o crédito diminui, a inadimplência aumentou pelo segundo ano consecutivo, a inflação aumenta e a indústria nacional foi sucateada”. Em sua resposta, a empresária expôs dados do IDV que mostram o contrário, apontando crescimento de 5,9% no setor em 2013 e redução da inadimplência.

Outro ponto de destaque na entrevista é a diferença do varejo brasileiro e a do norte-americano. Luiza destaca que uma das grandes falhas do varejo nacional são a logística, os sistemas burocráticos na troca de um produto, por exemplo, que é um dos fortes do varejo norte-americano. Em contrapartida, o atendimento no Brasil se destaca pela cordialidade e atenção dos vendedores, o que não acontece no EUA.

A empresária informou ainda que o crescimento do varejo nos últimos cinco anos foi influenciado pela geração de emprego, pelo ajuste no mercado de crédito e pelo crescimento do poder de compra da nova classe média.

Confira a entrevista na íntegra.
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato