Desafiados a desenvolver a ‘Cozinha dos Sonhos’, os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia e da Faculdades Oswaldo Cruz participaram do Prêmio de Design de Móveis da Casas Bahia. Em sua quarta edição, o prêmio estimula a criação de mobiliário residencial, com peças diferenciadas que contemplem inovação, funcionalidade, sustentabilidade, estética do produto com adequação ao público e capacidade de fabricação em escala industrial.
A diretora executiva de marketing e inteligência de mercado da Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia e o Ponto frio, Flávia Altheman, explica que a premiação atende o interesse de um número crescente de jovens universitários ávidos por conteúdo, interessados em gerar ideias, materializar o conhecimento adquirido na sala de aula e buscar espaço no mercado de trabalho. “A Casas Bahia contribui com esse desejo e abriu as portas da Bartira, sua fábrica de móveis exclusivos, para que eles pudessem colocar suas ideias em prática”, comenta.
O destaque da premiação este ano foi a cozinha ‘Compacta Universal’, projeto da aluna Erica Campanha, da Faculdades Oswaldo Cruz. Ela pensou em uma cozinha atraente e agradável para todos os públicos, cadeirantes e não cadeirantes. “O foco em todos os meus projetos é a transformação social, quero fazer a diferença para alguém. Após pesquisar em diversas lojas especializadas, tive o insight: mas e os cadeirantes? Como conseguem usar essas cozinhas?", conta a estudante.
Outros três projetos foram reconhecidos pela comissão julgadora. Em primeiro lugar, ficou a cozinha “Madura”, do estudante Luiz Gustavo Martins, da Universidade Mauá, que optou por peças modulares em seu projeto, dando total liberdade ao consumidor em relação à configuração espacial do móvel. “Foi muito importante encontrar soluções que tornassem o design um elemento acessível a todas as classes”, explica Luiz Gustavo. A segunda colocação foi da aluna Jéssica Ferrari, também da Mauá, com a cozinha ‘Per Una Vita Bella’. “Procurei desenvolver uma cozinha que representasse um conjunto de inovações promovidas pela tecnologia, materiais e formas de produtos topo de linha, mas adequados financeiramente ao consumidor da Casas Bahia”, explica a estudante.
A aluna Mariana Andrada ficou na terceira colocação com a “Maria”, cozinha de design modular, adaptável a diferentes ambientes. Seu diferencial é a ‘ilha móvel’, um balcão multifuncional e expansível que pode caminhar por outros espaços da casa. “Estudei os hábitos dos consumidores-alvo da Casas Bahia e a relação deles com seu ambiente residencial. A partir disso, criei um móvel contemporâneo que pode ser utilizado na sala, copa ou sacada como buffet de apoio para petiscos, barzinho ou mesa de café, por exemplo”, complementa Mariana.