projepack.jpg

Projepack alinha produtos às determinações da NR12

A Projepack, de Bento Gonçalves (RS), especialista na fabricação e comercialização de equipamentos para embalagens, realizou a adequação de toda sua linha de produtos às determinações da Norma Regulamentadora número 12. Assim, todas as máquinas fabricadas para comercialização – e também as de uso interno – foram atualizadas com as mais recentes exigências de segurança para o ambiente de trabalho.

Para implantação do sistema da NR12 na empresa foi necessário um ano de trabalho e adequações. O processo foi acompanhado por uma equipe de assessoramento especializada, de acordo com o diretor da Projepack, Roberto Trevisan. “Como toda transição ou mudança que envolve um sistema produtivo, foi um processo longo, devido às particularidades dos equipamentos fabricados pela empresa, com considerável grau de complexidade e uma série de itens a serem enquadrados às disposições da norma”, explica.

As alterações incluíram instalação de portas de proteção com chaves de segurança e barreiras de sensores óticos em todas as máquinas produzidas. Além disso, as voltagens dos comandos foram alteradas para 24 volts e a lógica de paradas passou a ser conduzida por relés de segurança. “Todas as máquinas para embalagens fabricadas pela Projepack atendem às exigências de segurança no trabalho dispostas pela NR12”, destaca Trevisan.

O principal benefício da adequação do maquinário à NR12 é o ganho em segurança para os operadores que lidam com o equipamento. Pela implantação de uma série de dispositivos, a prevenção de acidentes torna-se muito mais eficiente. “Para as empresas que adquirirem esses produtos normatizados, o ganho de qualidade no ambiente de trabalho é muito significativo como redução do risco de lesão de colaboradores, de afastamento de colaboradores por lesão, entre outros”, avalia. 
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato