ibaa.png

Ibá divulga números das exportações de painéis

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), divulgou por meio de seu boletim digital os principais números relacionados ao destino das exportações brasileiras de painéis de madeira. As exportações feitas no período de janeiro a junho de 2014 mostraram crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. Este ano, o principal destino dos painéis de madeira continua sendo a América Latina, que recebeu 53% das exportações. Já a América do Norte vem em segundo lugar e é o destino de 19% das exportações de painéis de madeira - número que diminuiu comparado ao ano passado, quando foi registrado 23%. A África, a Ásia e a Oceania também tiveram queda no número de exportações  em comparação à 2013. No ano passado, a África era o destino de 13% das exportações de painéis de madeira e de janeiro a junho deste ano foi responsável por 9%. Já a Ásia e Oceania receberam, neste ano, 7% das exportações. A Europa apresentou números tímidos, mas teve aumento em comparação ao ano passado. Em 2014 (janeiro a junho), foi o destino de 6% das exportações. 

O destaque este ano foi da China, que no ano passado não era destino das exportações e este ano foi responsável por 7% das exportações de painéis de madeira aqui produzidos. No total, ano passado, de janeiro a junho, as exportações foram equivalentes a US$ 75 milhões, e este ano, US$ 85 milhões. 

Em 2013, a produção de painéis de madeira - pisos laminados totalizou 7,9 milhões m³. As vendas domésticas foram de 7,3 milhões m³; a exportação foi de 0,4 milhões m³ e a importação de 2,2 milhões m³.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato