grafico.jpg

Índice de Confiança revela pessimismo

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria de Transformação do Paraná (Icet-PR), pesquisado pelo departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), teve alta de 0,5% em agosto, no comparativo a julho, subindo para 41,4 pontos. O crescimento em agosto é comum, mas neste ano não foi suficiente para elevar o número para uma situação de otimismo - acima dos 50 pontos.

No ano passado, o Índice registrado no mesmo mês foi de 51,1 pontos, +9,7 pontos acima do número registrado neste ano. “Em 2013, houve uma rápida recuperação da confiança do empresário industrial, entre julho – quando foram registrados os principais protestos pelo país – e agosto, elevando o indicador para o nível de otimismo. Mas neste ano, observamos que não houve o mesmo avanço nos subitens que compõem este indicador”, avaliou Maurilio Schmitt, coordenador do departamento Econômico da Fiep. O indicador de Confiança é composto pelo Índice de Condições Atuais e pelo Índice de Expectativas e pode variar de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam empresários confiantes, melhores condições ou expectativas positivas.

O maior impacto positivo de agosto de 2014 foi registrado no subindicador de condições da empresa (+2,6pontos). O subindicador de Condições da Economia apresentou sinais de recuperação, porém, ainda com descrença na situação econômica. O subindicador de Condições da Empresa permanece, há oito meses consecutivos na área de pessimismo.
Icec-PR – O Índice de Confiança do Empresário da Construção caiu 2,9 pontos em agosto atingindo 44,7 pontos, o menor registrado em toda a série desde julho de 2009, continuando na área de pessimismo pela quinta vez consecutiva.
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato