teca2.jpg

RJ é principal destino de móveis em madeira teca

O Rio de Janeiro é o maior consumidor de móveis em madeira de teca feitos no Mato Grosso. O Estado da região Sudeste é responsável por 40% das vendas mato-grossenses. Através da teca pode-se fazer desde uma simples cadeira até mesas, utensílios domésticos e suvenir. As peças podem variar de R$ 200 (cadeira) a R$ 6 mil (mesa sem as cadeiras inclusas). 

A teca é uma árvore de grande porte que pode alcançar até 50 metros de altura e possui uma madeira de alta qualidade, usada principalmente na fabricação de móveis finos, pisos e na construção naval. A árvore é nativa na Ásia cuja madeira é utilizada há séculos. Atualmente, a árvore também é cultivada no Brasil, principalmente no Mato Grosso. Devido a sua durabilidade e estabilidade a madeira apresenta resistência ao ataque de cupins e outros insetos. 

“Uso a teca, pois é uma madeira muito cobiçada nos Estados Unidos e Europa, apesar de não exportar meus produtos. Além disso, é uma madeira com alta capacidade de auto defesa, não é densa e fechada. Ela é leve e macia o que facilita o manuseio", afirma Maria Amélia Zapata, proprietária da Zapata Casa e Jardim, que começou a trabalhar com móveis de reflorestamento, utilizando a teca para fabricação de objetos para suvenir.

Informações: CenarioMT
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato