grafico.jpg

ICF registra terceira elevação consecutiva

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apresentou aumento de 0,9% na comparação com o mês anterior e queda de 3,4% em relação a setembro de 2013, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os meses de julho, agosto e setembro refletem uma estabilidade do índice, após quedas seguidas desde janeiro de 2014. 

De acordo com a CNC, a maior disposição das famílias para o consumo foi influenciada, principalmente, pela queda dos preços dos alimentos e bebidas. A redução dos preços desses itens, que têm peso importante no orçamento das famílias, abre espaço para o consumo de outros bens. 

Dos sete componentes analisados na pesquisa, apenas a intenção de compra a prazo teve queda (-0,6%). As maiores altas foram observadas na perspectiva de consumo (1,6%) e no momento para a compra de bens duráveis (1,4%). O componente Emprego Atual registrou elevação de 1,3% em relação ao mês anterior, porém apresentou queda de 0,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou aumento de 0,7% na comparação mensal. As famílias com renda acima de dez salários mínimos apresentaram aumento de 2,2%. Na mesma base comparativa, os dados regionais revelaram que a maior queda ocorreu na região Norte, com retração de 0,9% e a melhor avaliação ocorreu na região Sul, com aumento de 1,8%.

Informações: CNC, Exame
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato