seguranca-do-trabalho.jpg

Audiência pública orienta indústrias de móveis

Nesta segunda-feira (29), uma audiência pública realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pato Branco reuniu 55 empresas em Clevelândia (PR). O encontro tratou de assuntos referentes à segurança no trabalho, exploração da mão de obra infantil e regularizações necessárias, como documentações. “A procuradoria do trabalho vai abrir procedimento de ofício para as madeireiras, indústrias de móveis e serralherias do município e por isso optamos por fazer uma audiência pública antes, para informar a essas empresas sobre as regularizações necessárias”, explica a procuradora do trabalho Priscila Dibi Schvarcz.

De acordo com a procuradora, as madeireiras, serralherias e indústrias de móveis estão entre os setores industriais que mais registram acidentes de trabalho na região, causando amputações, esmagamentos, muitas vezes pelo uso inadequado de guilhotinas, serras, entre outros equipamentos. E são essas ocorrências que levaram ao MPT a dar uma atenção maior para estes setores.

Segundo Priscila, o MPT enfrenta dificuldades para fiscalizar as empresas porque existe muita informalidade nesses setores. “Nós estamos fazendo uma série de palestras aqui na região. Na sexta-feira, por exemplo, realizamos uma palestra sobre ambiente de trabalho em Santo Antonio do Sudoeste, mas este evento em Clevelândia foi específico em razão das denúncias de trabalho infantil e acidentes de trabalho registrados”, conta.

Com informações do Diário do Sudoeste
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato