via-varejo.jpg

Cade aprova venda de mais lojas da Via Varejo

A Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, obteve aprovação da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para vender mais nove lojas à concorrência, no Distrito Federal, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A empresa mineira Eletrosom está comprando oito e a goiana Novo Mundo Móveis e Utilidades, do grupo Martins Ribeiro, uma delas. A autoridade antitruste divulgou sua decisão por meio de dois despachos no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (17).

Os pedidos de aprovação deram entrada no Cade em setembro, conforme noticiou o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, na ocasião. A exemplo das que foram feitas com o Magazine Luiza, a Casa e Vídeo e a Cybelar Comércio e Indústria, aprovadas em setembro, as duas novas operações visam a cumprir exigência feita pelo próprio Cade em 2013, quando analisou a constituição da Via Varejo, permitindo que as redes Casas Bahia e Ponto Frio ficassem sob o mesmo controle.

Para que o negócio pudesse ser aprovado, as empresas envolvidas firmaram com a autarquia um Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) prevendo a alienação de 74 lojas em 54 municípios de diferentes Estados.

A loja que o Cade autorizou a vender à Novo Mundo fica em Samambaia, no Distrito Federal. Das oito lojas que passam à Eletrosom, três também ficam em cidades satélites de Brasília (Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga), no DF, quatro em cidades mineiras (Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Betim e Manhuaçu) e uma em Vilha Velha (ES).

Nas decisões divulgadas em setembro, o Cade já tinha aprovado a transferência de 33 estabelecimentos da Via Varejo para o Magazine Luiza (15), a Cybelar (6) e a Casa e Video (12), nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com informações do Valor
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato