luis_fernando.jpg

Evento da Abicol reuniu profissionais do setor

No dia 21 de outubro, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) realizou o I Encontro Nacional da Produção de Colchões de Espuma e Organismos de Certificação de Produtos, no Hotel Boulevard, em São Paulo. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre representantes do setor, organismos de certificação e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Nosso objetivo foi o de contribuir para o alinhamento da aplicação do que determina a Portaria 258, e ainda afinar a percepção da relação entre ‘processos e requisitos’ na fabricação de colchões de espuma em conformidade com as normativas do Inmetro”, explica Luís Fernando Ferraz, presidente da Abicol e da FA Colchões.

Durante a ocasião foram tratados temas como a nova portaria que será publicada pelo Inmetro, as dificuldades encontradas pelos Organismos de Certificação de Produtos (OCP’s) nas indústrias, divergências entre os laboratórios internos das fábricas e os demais laboratórios, interpretação de etiquetas, entre outros.

Para Rogério Coelho, da Orbhes e coordenador da Comissão para Assuntos de Normas e Certificações, a iniciativa foi válida para um alinhamento de forma clara e direta nas questões pontuais que atingem o setor, como por exemplo, a padronização das etiquetas dos produtos. “O encontro permitiu que evitássemos erros e transtornos futuros já que reunimos OCP’s, Indústrias e Inmetro para um diálogo amplo”, afirma.

A previsão é a de que o evento aconteça novamente em 2015, quando a normatização de colchões de mola já estiver em vigor. Aos representantes da Indústria de Colchões que não estiveram presentes, Rogério deixa um recado: “Que procurem o seu OCP, que tem expertise maior no processo de certificação e se atualizem com relação aos pontos abordados durante a reunião, incluindo as novas diretrizes que o Inmetro passará em breve”, conclui. 

Foto: Rogério Coelho, coordenador da Comissão para Assuntos de Normas e Certificações da Abicol, Cristiane Sampaio, Pesquisadora e Tecnologista em Metrologia e Qualidade no Inmetro e Luís Fernando Ferraz, Presidente da Abicol durante o I Encontro Nacional da Produção de Colchões de Espuma e Organismos de Certificação de Produtos.
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato