Produção de móveis.jpg

Confiança da indústria sobe 3,6% em novembro

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira subiu 3,6% em novembro sobre outubro, segundo resultado positivo do ano devido à melhora da percepção dos negócios, mas ainda insuficiente para mostrar que está havendo recuperação mais consistente.

O indicador subiu a 85,6 pontos neste mês, maior patamar desde junho passado, ante 82,6 pontos em outubro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (26)

"Os resultados de novembro confirmam alguma melhora do ambiente de negócios no quarto trimestre de 2014, depois de três trimestres de deterioração. A acomodação do índice de expectativas, no entanto, lança dúvidas quanto à continuidade desta recuperação", afirmou o superintendente-adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

O responsável pelo resultado de novembro do ICI foi o Índice da Situação Atual (ISA), que avançou 8,3%, a 85,9 pontos, interrompendo seis quedas seguidas. O destaque ficou para a parcela da empresas que veem a situação atual como boa, que aumentou a 12,8%, sobre 7,8%, enquanto a fatia que a avalia como fraca caiu a 29,2%, ante de 33,4%.

Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) recuou 0,6% no período, para 85,4 pontos, depois de avançar 4,9% em outubro. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu a 82,7% em novembro, frente a 82% no mês anterior.
A indústria tem mostrando dificuldade para mostrar recuperação mais consistente neste ano. A produção industrial brasileira recuou 0,2% em setembro, último dado disponibilizado pelo IBGE, interrompendo dois meses seguidos de expansão em meio ao cenário de atividade econômica fraca.
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato