reutilizacao.png

Sobras de madeiras são transformadas em móveis

As madeiras de demolição e até mesmo sobras de serrarias estão sendo cada vez mais valorizadas. Ao invés do simples descarte ou usadas como lenha, as madeiras de todos os tipos são reutilizadas para peças de decoração e até mesmo móveis rústicos. Essa iniciativa está sendo feita em Cuiabá (MT). Sobras de árvores que caíram e até pontes velhas, tudo tem sido reaproveitado levando em conta o formato e a consistência de cada madeira.

“Eu procuro trabalhar em cima do que seria o defeito da madeira, muitas vezes as empresas descartam por algum defeito e faço o acabamento de polimento, mantendo sempre o design natural da própria madeira”, disse o designer de móveis, Daniel Firmo. Todos os móveis feitos são diferentes, mas com uma única característica: a rusticidade da madeira. Ele explica que ela passa por todo um processo artesanal, resultando em mesas, bancos e objetos de decoração.

Uma porta de 4 metros, por exemplo, de 400 kg, foi fabricada através da madeira retirada de uma carroceria de um caminhão que estava como sucata em um ferro velho. O arquiteto Fernando Bassan pontuou que as madeiras precisam de atenção especial por causa da ação do calor e do tempo. “O fornecedor que for em busca desse elemento terá que ter a madeira apropriada, pois tem que ter as condições para a insolação”, afirmou.
Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato