maquinas.jpg

Industriais do setor da madeira discutem NR-12

Cerca de 100 empresários do setor da madeira de todo o Paraná estiveram reunidos na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba, nesta quarta-feira (28), para discutir aspectos técnicos, jurídicos e práticos da NR-12, Norma Regulamentadora que estabelece regras para o uso de máquinas e equipamentos. Preocupados com a segurança dos trabalhadores e também com o rigor da norma – e com os altos custos para a adaptação de máquinas – os industriais discutiram sobre soluções para evitar interdições e multas.

“Queremos a união do setor em relação a pontos que deverão ser assumidos depois deste encontro. O que é preciso para mantermos a produtividade e evitar o fechamento de nossas indústrias? Mudar o texto da NR-12? Encarar o tema de forma jurídica? Precisamos ter algumas conclusões para agirmos”, avaliou Paulo Pupo, coordenador do Conselho Setorial da Indústria da Madeira da Fiep, proponente do encontro.

Em vigor desde 2010, a NR-12 é polêmica entre os industriais sobretudo por ter ação retroativa à sua publicação – ou seja, máquinas compradas até 2010 e que atendiam à legislação vigente no período, passaram a ser consideradas obsoletas e ilegais, com as novas regras. “Há exemplos de máquinas importadas da Alemanha – onde são aceitas e utilizadas e onde o rigor com a segurança é grande – que estão fora dos novos padrões de segurança adotados no Brasil”, destacou Edson Campagnolo, presidente da Fiep.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato