Movexpo-2.jpg

Movexpo 2015 apresenta tendências de mercado

Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Norte/Nordeste, que será realizada de 19 a 22 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, apresentará um tendência de mercado: os móveis de baixo custo, com valorização do design e eletrodomésticos mais acessíveis.

De acordo com especialistas, a demanda tem crescido no segmento de linha média e as indústrias têm lançado opções de modulados compactos, ou seja, móveis modulados com medidas menores e preços competitivos ao público a que se destina. “Desta forma, novas marcas surgiram nos canais de multimarcas e lojas especializadas. Essa tendência deu oportunidade para introdução de padronagens de madeiras mais atuais e diferenciadas para salas, quarto e cozinha, integrando as novas tecnologias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como cooktop, forno elétrico, e smart TV”, diz Andrea Krause, consultora da Eucatex e designer com mestrado no segmento de móveis populares.

Segundo a consultora, os móveis populares têm seu mercado definido e compõem com produtos de desejo do consumidor, como os eletros e eletrônicos. “A sala dá espaço ao home, agora com painel e TV, e os espaços tornam-se mais leves. As cozinhas ganham novas modulações e design mais atual, perfis e puxadores robustos. A caixa, agora madeirada, compõe com outras cores vibrantes ou neutras. Conseguimos sair do predomínio do branco e preto nas cozinhas”, completa Andrea.

O consultor em design estratégico e inovação Marcos Batista reforça essa tendência. Para ele, os móveis populares sempre estiveram em alta, mas baixo custo não quer dizer necessariamente baixa qualidade. “Por isso, a inteligência dos negócios hoje está na criatividade e na diferenciação. O problema é que empresas desse segmento trabalham mão de obra e não cérebro de obra”.

Marcos Batista enfatiza que o design não está relacionado com alto ou baixo padrão. “O design ainda é pouco entendido por esse mercado como uma ferramenta criativa ou como um pensamento de inovação centrado no usuário e suas necessidades. E que é capaz de entregar valores relevantes, percebidos pelas pessoas, e assim potencializar o negócio de uma empresa”.

Além de fatores como a melhora na renda da população e a facilidade de financiamento, projetos como o Minha Casa, Minha Vida têm contribuído para incrementar o mercado de móveis populares. Esse público representa hoje cerca de 56% do consumo de móveis da região Norte/Nordeste, com um capital de aproximadamente R$ 5 bilhões em recursos.

Para orientar os lojistas sobre os produtos mais indicados para os consumidores da classe média, a Movexpo preparou o projeto Viva Melhor, que consiste na construção de duas residências em uma área de aproximadamente 110 m². Os espaços serão mobiliados com produtos dos expositores da Movexpo, servido de orientação para os lojistas sobre quais os produtos mais indicados para os consumidores do Minha Casa, Minha Vida.


Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato