IMG-LOGO

Vendas do varejo podem crescer 4,3% em junho

Por Inalva Corsi - 28 de Maio 2015
vendas.jpg

O IAV (Índice Antecedente de Vendas), estudo elaborado mensalmente pelos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), aponta crescimento real de 2,2% nas vendas de maio em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já para junho e julho, a estimativa de crescimento é de 4,3% e 3,0%, respectivamente.

Os associados da entidade também reportaram queda real de 0,5% em abril, em comparação com as vendas do mesmo período de 2014. Este decréscimo está fundamentado na expansão da rede de lojas. Considerando-se o resultado apenas no conceito mesmas lojas, a queda foi de 4,7%.

O segmento de bens duráveis, onde se inclui mobiliário, foi o que mais colaborou com o resultado negativo do índice, com queda de 3,9% em abril, já descontada a inflação. Este comportamento pode ser atribuído ao menor ritmo de crescimento do crédito. Segundo o Banco Central, a operação com recursos livres passou de 6,5% em março de 2014 para 5,2% em março de 2015. Para os meses subsequentes, a expectativa é de uma recuperação de vendas, com crescimento real de 1,0% em maio, 3,9% em junho e 1,6% em julho.

 

Comentários