Gênio modernista ganha exposição no Museu da Casa Brasileira

Jean Gillon é conhecido por ser um gênio modernista que inovou na arte da criação de móveis. O designer desenvolveu a lendária Poltrona Jangada, sua mais conhecida peça, além de diversos outros itens que mesclavam conforto e beleza com inovação.
Gillon foi além do design e criou verdadeiras obras de arte em tapeçaria, escultura e madeira. Para celebrar sua trajetória de vida e todas as suas contribuições para o setor moveleiro, o Museu da Casa Brasileira irá exibir a exposição “Jean Gillon: Artista-designer”, a partir do dia 12 de junho.
Essa é a primeira vez que o designer terá seu trabalho apresentado em uma exposição individual. A mostra apresentará obras, datadas entre os anos de 1940 a 2005, em todas as frentes de atuação do arquiteto e artista que produziu em vida uma série de esculturas, gravuras, tapeçarias, pinturas, cenografias e decorações. A exposição também contará com móveis originais da época como as poltronas icônicas, estofados para exportação, entre outros. Além de desenhos, cerâmicas e outras peças, a realização apresentará a influência do artista em projetos de design em mobiliário e interiores no Brasil.
![]() |
| Sala mobiliada com peças de Jean |
A mostra terá curadoria da galerista e colecionadora Graça Bueno e da equipe técnica do MCB. “A exposição ‘Jean Gillon: Artista-designer’ é mais um passo do Museu da Casa Brasileira em contribuição à composição do mosaico histórico sobre o campo do design no Brasil. Para além dos nomes consagrados e das histórias consolidadas, o Museu busca reconhecer uma construção plural, considerando momentos ainda dispersos e não incorporados pela historiografia da área”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.
Anote na agenda: a mostra fica até 12 de dezembro de 2021 no centro cultural, localizado na Av. Brg. Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano em São Paulo.
Carregando categorias...


Comentários0
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.