Nordeste pode voltar a ser o centro do consumo no segundo semestre
Está no ar a versão digital da revista MV Norte & Nordeste correspondente ao segundo trimestre do ano

Está no ar a versão digital da revista MV Norte & Nordeste correspondente ao segundo trimestre do ano. Nela você encontra uma análise sobre o varejo nos seis primeiros meses do ano, que revela que 2026 tem sido um ano desafiador, principalmente no Nordeste, onde a retração nas vendas superou a média nacional e exigiu cautela redobrada por parte dos lojistas.
Ainda assim, o cenário não é de desalento. Pelo contrário. Há sinais consistentes de que o segundo semestre pode marcar uma virada importante, recolocando o Nordeste no centro da dinâmica de consumo do país. Historicamente mais forte para o varejo, a segunda metade do ano reúne uma combinação de fatores que tende a impulsionar a demanda. No caso nordestino, esse movimento ganha força adicional com o calendário de eventos e estímulos econômicos.
As tradicionais festas de São João, a movimentação gerada pela Copa do Mundo, o ambiente eleitoral e iniciativas como o Desenrola 2.0, que deve reinserir milhões de consumidores no mercado, formam um conjunto relevante de vetores positivos. São elementos que, juntos, ajudam a recompor o poder de compra e a confiança do consumidor.
Outro ponto que merece destaque é o papel das feiras e eventos regionais. Somente no primeiro semestre, seis encontros já movimentaram o setor na região, promovendo negócios, lançamentos e conexões estratégicas. E a agenda segue ativa, com pelo menos mais dois eventos previstos até o final do ano, sendo um no Norte e outro no Nordeste. Mais do que vitrines, essas feiras se consolidam como plataformas fundamentais de relacionamento, aproximando fabricantes de diferentes partes do Brasil dos lojistas locais e estimulando o desenvolvimento do mercado regional.
Entre os pontos de atenção, está a desaceleração da indústria nacional, que pode, em um cenário mais adverso, pressionar o abastecimento. No entanto, a indústria nordestina dá sinais claros de resiliência e confiança. Empresas como a Móveis São Carlos e a Magno Móveis, destacadas nesta edição, seguem investindo em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e novos produtos. Um indicativo de que, ao menos do ponto de vista da oferta, o setor se prepara para responder à retomada da demanda.
Esta edição também traz outros conteúdos que reforçam a riqueza e o potencial da região. O design do Norte, que ganhou destaque no Salão do Móvel de Milão, evidencia a força da identidade regional aplicada ao mobiliário. Já o case do Super Rei dos Colchões, em Aracaju, mostra como gestão, posicionamento e conhecimento do mercado local podem transformar uma operação em referência.
Clique aqui para acessar a versão digital da MV Norte & Nordeste 46.
Carregando categorias...

Comentários0
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.