Pequenas empresas apostam no ecodesign

Reutilização de materiais representa preocupação sustentável no setor

Pequenas empresas apostam no ecodesign

Móveis feitos de paletes de madeira são opções de decoração sustentável. Além de contribuírem com o meio ambiente, as pequenas empresas já estão faturando com a transformação de paletes e caixotes de madeira em peças de decoração.

 

A DePaletes Móveis & Decoração, de Manaus (AM), é um exemplo do sucesso em reaproveitar materiais para transformá-los em móveis. Joyce Marinho, uma das responsáveis pela empresa, diz que o negócio começou com uma prática em família de reaproveitar objetos. Quando ficou hospedada em um hotel em que todos os móveis eram feitos de paletes, Joyce percebeu o potencial desse seguimento e começou a fazer algumas peças.

 

A vantagem de trabalhar com paletes é a diversidade de peças que se pode criar, podendo até mesmo produzir camas, estantes e mesas. Entre os objetos mais procurados na DePaletes estão sapateiras-banco, casa para pet, criado-mudo e prateleiras.

 

O investimento de sustentabilidade na criação de móveis, não para no exemplo das pequenas empresas. Não é de hoje que a arquitetura e os designs de móveis e interiores vêm tirando proveito da reutilização de materiais.

 

Cerca de 44 anos atrás, o arquiteto canadense Frank Gehry foi o precursor do ecodesign (design que utiliza materiais de baixo impacto ambiental) ao desenvolver a série de móveis Easy Edges, utilizando papelão ondulado e madeira laminada.

 

De acordo com o último boletim estatístico da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), só em abril deste ano, o Brasil produziu 259.194 toneladas de papelão. Aproximadamente 60% do papel produzido é reaproveitado na confecção de novas embalagens, de materiais para escritório e na produção de móveis.

Comentários0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

    Carregando categorias...

    Pequenas empresas apostam no ecodesign | Móveis de Valor