IMG-LOGO

3 em cada 10 buscam outra loja se não encontram produto desejado

consumidores.png
Imagem: Freepik

A falta de produtos nas gôndolas deve ser um ponto de atenção para as marcas. Segundo levantamento feito pela Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 33% dos consumidores buscam o item em outra loja quando não encontram o que procuram, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente.

 

“Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia”, explica Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid.

 

Os dados sobre ruptura de estoque, índice que mede a indisponibilidade de produtos, apontam que o patamar subiu de 10,70%, em outubro de 2022, para 14,10%, em novembro de 2023, com pico de 15,20%. No entanto, a curva de ruptura vem alcançando uma estabilidade desde o final do ano passado.

 

No e-commerce, a ruptura é maior, de acordo com a Lett, marca da Neogrid especializada em Trade Marketing Digital. As categorias com os maiores índices de indisponibilidade no ano passado foram peixes, com 59,55%, carnes e aves (50,79%) e hortifruti (48,61%).

 

leia: A experiência como contraponto à tecnologia no varejo

 

“Caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”, destaca Munhoz.

 

A pesquisa foi realizada online, na plataforma de pesquisa da Opinion Box, em dezembro de 2023, com mais de 2 mil consumidores de todo o Brasil, acima de 16 anos e de todas as classes sociais.

 

Fonte: Mercado&Consumo

Comentários