IMG-LOGO

9ª edição da Formóbile supera todas as edições anteriores

abre_4.jpeg
Inovação, tecnologia, tendências inspiradas no Salão do Móvel de Milão, lançamentos e estandes repletos de muita cor, essas foram as marcas registradas da Formóbile 2022

O evento, que encerrou na última sexta-feira (8), bateu recorde de visitação e volume de negócios, chegando a receber mais de 50 mil pessoas, além das 500 marcas expositoras que preencheram os 50 mil metros quadrados do pavilhão do São Paulo Expo com seus estandes. 

 

Inovação, tecnologia, tendências inspiradas no Salão do Móvel de Milão, lançamentos e estandes repletos de muita cor, essas foram as marcas registradas da Formóbile 2022. "Fechamos a edição superando todas as expectativas. O público visitante tomou o São Paulo Expo em busca das novidades que não puderam ser lançadas nos anos de pandemia. É evidente que o mercado esperava com ansiedade este encontro e fecha esta edição com a carteira de clientes renovada!", comemora o show manager do evento, Tatiano Segalin. 

 

No último dia de evento, a organização também aproveitou para lançar a nova identidade visual da feira, que depois de 18 anos de mercado passou a ser consolidada como o principal encontro da indústria na América do Latina. “A nova identidade visual da Formóbile é a conclusão de um minucioso processo de imersão no universo moveleiro e de compreensão do seu processo evolutivo”, explicou Segalin. Desenvolvida pela agência de design e criação i10as, a nova marca remete a elementos, formas e cores mais orgânicas, com direta associação à madeira. “A madeira possui desenhos semelhantes à digital humana, o que mostra que estamos todos em um ecossistema conectado e que reforça nosso comprometimento com a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva", conclui o show manager. 

 

Além da apresentação da nova marca, o último dia de evento contou com a palestra de Christian Ullman e Pedro Galaso do Instituto Europeo di Design. O designer de produto Fernando Imazu também voltou para o Palco Principal da feira e lotou o auditório durante sua palestra sobre overdelivery. Já Mauro Andreassa prendeu a atenção do público discutindo sobre o futuro da indústria e Valci Goulart levou para o palco mais conteúdo sobre marcenaria. 

 

O Espaço Maker também recebeu um grande número de visitantes durante o último dia de feira. Com workshops que foram das 11 horas da manhã até o horário do encerramento do evento, a atração recebeu Leticia Saba para falar sobre o uso de EPIs, Carlos Nohara para conduzir uma oficina de entalhe geométrico e Márcio Irineu que produziu um nicho junto com o público. 

 

Espaço Maker permaneceu lotado no último dia

 

Destaques do último dia de Formóbile

 

Assim como nos três primeiros dias de evento, o último também contou com uma série de destaques e lançamentos que chamaram a atenção dos visitantes. Um deles foi a máquina de impressão de identificação direto na caixa da MaikMaq. Esse equipamento elimina a necessidade do uso de etiquetas pois consegue imprimir a identidade da marca diretamente nas caixas, revolucionando o processo de embalagem dos produtos e barateando os custos das empresas. 

 

Lançamento da MaikMaq

 

A CRS, especialista em máquinas e equipamentos, também ganhou os clientes que visitaram a Formóbile com seu novo sistema de correção tridimensional que pode ser implementado no Centro de Furação. Esse novo sistema é capaz de detectar se a peça está fora do esquadro e consegue corrigir os furos pela borda da peça. Além disso, o equipamento, que é tradicionalmente produzido pela empresa, agora evoluiu e ficou mais dinâmico, proporcionando uma diminuição de 32% no tempo de trabalho das peças, ou seja, um item que demorava 1 minuto para ficar pronto, passou a levar aproximadamente 40 segundos. “Muitos dos nossos clientes antigos que já possuem máquinas da CRS visitaram nosso estande e querem atualizar seus equipamentos com nosso novo sistema”, comenta o proprietário da empresa, Célio Silva.

 

Centro de furação da CRS

 

Outro destaque foi a manta de polietileno da C.Core Brasil, desenvolvida para substituir a espuma, ela é 100% lavável, sendo uma excelente opção para móveis externos. Além disso, esse material não se deforma, é antialérgico, antitérmico e anti sufocamento, podendo ser utilizado em colchões para bebês e colchões hospitalares. 

 

Manta de polietileno da C.core

 

Resultados da feira 

 

“O volume de vendas foi bem maior do que o esperado”, comenta a organização do evento. A alemã Homag, especialista na produção de máquinas, fechou negócios na ordem dos 3,5 milhões de reais. A Makisiwa também ultrapassou 1 milhão de reais nas negociações durante a feira.  A fabricante de máquinas Jaraguá CNC foi para a feira com uma meta de volume de vendas de 8 milhões de reais e afirma ter alcançado esse número. 

 

Além de movimentar o mercado brasileiro, a Formóbile também foi palco para negociações internacionais, fazendo com que as marcas que estiveram presentes no São Paulo Expo aumentassem seu número de exportações. “Acredito que fechamos cerca de 20 vendas por dia, sendo 50% para o mercado externo e 50% para o interno”, comenta Felipe Fonseca, gerente de vendas da CPI Tegus

 

“Recebemos muitos clientes da América do Sul e muitos clientes novos”, afirma Vânia Moreira, designer da Bekaert Deslee Brasil. Segundo ela, a nova coleção da marca foi bastante impactante devido às novas cores e estampas. “A maioria dos clientes se surpreendeu com as novas cores dos tecidos e falou que elas fogem do padrão, no entanto, todos eles acabaram levando pelo menos um tecido mais colorido e estampado para testar a aceitação de seus clientes”, conta a designer, destacando que isso reforçou para a empresa que, aos poucos, o mercado brasileiro está se abrindo mais para o novo.

 

Para a Blum, os resultados também foram positivos. “A feira foi ótima, tivemos nossas expectativas superadas. Depois de dois anos de pandemia finalmente pudemos reencontrar nossos clientes. Essa foi a oportunidade que estávamos esperando para lançar oficialmente nossas novidades no Brasil”, comenta Diego Acuio, gerente de marketing da Blum.  Antonio Serini, presidente da Alpha Motion, também comemorou os resultados da feira. “Em toda a história de participação da Alpha na Formóbile, essa edição foi a minha maior surpresa. Superou todas as minhas expectativas”, celebra Serini, destacando que a feira fez com que a marca começasse a pensar até mesmo em abrir as portas para negociações com empresas do exterior. 

 

A Döhler, especialista em tecidos, foi outra expositora que teve uma visitação maior do que o esperado em seu estande. Segundo Marcelo Kammradt, supervisor regional do segmento de colchões da marca, a feira abriu muitas possibilidades de negócios para a empresa. “Estamos muito satisfeitos. Nos reconectamos com clientes antigos que estavam há um bom tempo sem fazer contato e deixamos muitas negociações engatadas com clientes novos”, afirma o supervisor. 

 

Para Célio Silva, proprietário da CRS, especialista em máquinas e equipamentos, o resultado da feira também foi bastante positivo. “Recebemos a visita de muitos clientes nossos, todos interessados em atualizar seus equipamentos”, comenta Silva. Maicon Zanqueta, proprietário da MaikMaq, foi outro empresário que encerrou a Formóbile satisfeito, “conseguimos mostrar na feira o potencial dos nossos equipamentos, concluir pedidos e prospectar novos negócios e parcerias”. 

 

leia: Penúltimo dia de Formóbile encerra com saldo positivo

 

Próxima edição

 

O sucesso da 9ª edição da feira foi tão grande que visitantes e expositores saíram do evento já querendo saber quando seria a próxima Formóbile. E a resposta para essa pergunta é: do dia 2 ao dia 5 de julho de 2024, novamente no São Paulo Expo. Até lá, a Jornada ForMóbile Xperience continua com eventos digitais, conteúdo exclusivo e muita interação entre as empresas do setor e seus profissionais. E agora, em agosto, de 2 a 4, acontece também a cobertura da ForMóbile, evento digital que traz os conteúdos produzidos na feira. "É uma forma de viabilizar a participação de quem não conseguiu visitar a Formóbile e também se aprofundar nas temáticas discutidas no evento, fortalecendo o networking", finaliza Tatiano Segalin.

 

*Por Gabrielly Zem, jornalista, direto de São Paulo

 

Em nosso Instagram você encontra um destaque especial sobre a Formóbile e ainda pode conferir muito mais informações e imagens do evento na Semana Moveleira, na MVTV.

Lembrando que a cobertura completa da Formóbile estará disponível na edição de julho da Móveis de Valor, aguarde!

 

Comentários