IMG-LOGO

AI commerce é o novo modelo de vendas do Magazine Luiza no WhatsApp

Revisado Natalia Concentino - 03 de Novembro 2025
lu_do_magalu.png
Divulgação

O Magazine Luiza anunciou o lançamento de uma nova plataforma de comércio eletrônico baseada em inteligência artificial (IA) dentro do WhatsApp. O projeto, que recebeu o nome de AI Commerce, foi desenvolvido ao longo de um ano e meio pelas equipes de IA e TI da companhia, em parceria com o MagaluLabs, e contou com a colaboração da Meta, WhatsApp e da consultoria Bain & Company, segundo informações do portal Mobile Time.

 

Nesta fase inicial, a ferramenta estará disponível para um milhão de usuários. O sistema, apelidado de “WhatsApp da Lu”, utiliza uma estrutura multiagente e multimodal, com tecnologia da Google Cloud e códigos abertos desenvolvidos pelo próprio time de nuvem da empresa.

 

O atendimento é conduzido pelo avatar Lu, mascote e assistente virtual do Magazine Luiza, que agora ganha novas capacidades. A assistente consegue interagir com os consumidores por texto, voz e imagem, compreendendo suas necessidades e oferecendo recomendações personalizadas entre milhões de produtos — em uma experiência semelhante à de um vendedor humano.

 

leia: Casas Bahia vai vender no Mercado Livre em nova parceria

 

Fundado em 1957, na cidade de Franca (SP), o Magazine Luiza iniciou sua expansão a partir dos anos 2000 para a capital paulista e, posteriormente, para todo o território nacional. A companhia consolidou-se como uma das maiores varejistas do país e referência no comércio eletrônico.

 

Atualmente, o grupo opera seis marcas online — entre elas Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM! — e mantém 340 mil sellers em seu marketplace, além de controlar a plataforma de delivery AiQFome.

 

 

Comentários