IMG-LOGO

Amigas criam marcenaria para o público jovem

Por Daniela Maccio - 21 de Setembro 2016
leticia_fernanda.jpg

Em 2015, as sócias Letícia Piagentini e Fernanda Amaral criaram juntas a Lumberjills, marcenaria e tapeçaria. De acordo com Letícia, Lumberjills é o feminino de Lumberjack, que em inglês significa lenhador. "Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas mulheres tiverem que desempenhar funções que até então eram masculinas e a de lenhadora foi uma delas”, afirma Letícia, referindo-se ao fato da marcenaria ser, geralmente, uma atividade ligada aos homens.

 

A dupla se conheceu em 2013, enquanto trabalhavam na área de vendas de uma empresa. Apesar do setor em que atuavam, as duas gostavam mesmo era de fazer trabalhos manuais. No ano seguinte, para aprimorar seu hobby, Letícia resolveu fazer dois cursos: desenho de mobiliário e de marcenaria. Quando a ideia de construir móveis para venda se tornou mais concreta, Letícia chamou Fernanda para ser sua sócia. “Eu sempre gostei de fazer trabalhos artesanais de pintura e finalização. Há anos, fazia esse tipo de coisa nos meus móveis. Quando a Letícia me chamou para abrir a marcenaria em conjunto, percebi que nossos trabalhos se complementavam”, diz Fernanda. O investimento inicial foi de R$ 20 mil.

 

Durante o ano de 2014, a dupla fez o planejamento do negócio e percebeu a demanda por um nicho específico do mercado: uma marca que produzisse móveis com design diferenciado e com preço acessível. “Por conta disso, nosso maior público são os jovens, pois eles preferem gastar pouco para comprar mobiliário”, afirma Fernanda.

 

A oficina da Lumberjills fica em Santo André e realiza 70% de suas vendas para a capital paulista. “Os clientes podem entrar em contato conosco pelas redes sociais ou por telefone. Nós fazemos todas as peças personalizadas para cada um. Quando prontas, entregamos diretamente na casa da pessoa e nós fazemos a instalação”, diz Fernanda. Por enquanto, a empresa não realiza vendas fora de São Paulo. Entre as metas da Lumberjills para 2017 está o e-commerce que deverá funcionar para todo o país.

 

Letícia e Fernanda são as únicas funcionárias da empresa. O processo criativo, o desenho, a produção e a instalação da peça são feitos pela dupla. “Em 2015 resolvi fazer os cursos que a Letícia já tinha feito. Assim, eu também podia fazer todas as funções do processo de marcenaria”, diz Fernanda. Além da marcenaria, a dupla investiu em tapeçaria. Hoje, as cabeceiras de cama são a líder de vendas da empresa, que não revela seu faturamento anual.

 

Com informações do site Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Comentários