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Aprovada a fusão entre Ponto Frio e Casas Bahia

Por Edson Rodrigues - 17 de Abril 2013
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Foi aprovada nesta quarta-feira  (17),  pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a associação entre as redes Ponto Frio e Casas Bahia, anunciada em 2009, levando o Grupo Pão de Açúcar (Companhia Brasileira de Distribuição – CBD), dono da Casas Bahia e Extra, à liderança do mercado de varejo no Brasil.

A decisão foi possível após um acordo em que as empresas aceitaram vender parte de suas lojas em 54 cidades do país, sendo 25 delas em São Paulo e 15 no Rio de Janeiro, onde o Cade avaliou que a operação traria riscos à concorrência no setor.

Segundo análise feita pelo Cade, unidas, Ponto Frio e Casas Bahia concentram poder de mercado superior a 40% em pelo menos 117 cidades do país. Desses, foi verificado que a fusão traria riscos à concorrência em 54. Tendo em vista a concorrência justa nesses locais, o conselho condicionou a aprovação do negócio à venda de parte das lojas do grupo. As cidades e o número de lojas que precisarão ser vendidas não foram divulgados.

De acordo com o relator do processo, Marcos Paulo Verissimo, esse conjunto de ativos é responsável por um faturamento anual de R$ 900 milhões.

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