IMG-LOGO

Berneck cogera 60% de toda energia utilizada em suas fábricas

berneck.jpg

Investimentos contínuos e um olhar para o futuro dos negócios fez com que a Berneck apostasse na cogeração de energia nas suas fábricas, reduzindo a dependência da matriz energética e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Atualmente, 60% da energia utilizada na fabricação de painéis de MDP, MDF, HDF e serrados de Pinus e Teca é gerada a partir de biomassa.

 

Além de auto abastecer as suas quatro plantas com energia limpa e renovável, devido a utilização da biomassa nas caldeiras gerando calor e eletricidade, a cogeração dá um novo destino à casca do Pinus e ao pó da madeira gerado nos processos de classificação, moagem e lixamento. Esses materiais que seriam descartados no meio ambiente, movem o moderno maquinário de uma das maiores produtoras de painéis e serrados do Brasil. “Não é apenas geração de energia limpa, é garantir aos nossos clientes que o produto que eles estão escolhendo vêm de uma empresa comprometida com os cuidados com o meio ambiente que começam desde o cultivo das nossas florestas até o manejo dos nossos resíduos”, conta Daniel Berneck, Diretor Industrial. 

 

leia: Um projeto de sustentabilidade que merece todos os aplausos

 

Saldo positivo de Carbono

 

A adoção da cogeração contribui em ações diretas e indiretas para Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Quantificação de Remoção e Estoque de Carbono, publicado com dados de dezembro de 2021 e que resultou em um saldo positivo para a remoção de Carbono do Grupo Berneck.

 

A empresa busca a eficiência e a redução da dependência de fontes externas de energia elétrica ou outras fontes energéticas por meio da queima de biomassa. “Todas as nossas unidades possuem produção de energia através da biomassa, contribuindo muito para melhorar a nossa matriz energética e para a redução das emissões de CO2”, finaliza Daniel Berneck.

 

Fonte: Ibá

 

Comentários