Brasil e Alemanha: 1ª chamada
No dia 20 de agosto, os governos brasileiro e alemão assinaram uma Declaração Conjunta de Intenções, que propõe a parceria entre empresas alemãs e brasileiras em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os dois países irão dar apoio às empresas envolvidas nos projetos, uma vez aprovados por ambos os lados. O setor moveleiro é um dos potenciais segmentos que podem participar desta iniciativa.
O programa é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (daqui em diante, MDIC) e pelo Ministério de Economia e Energia da República Federal da Alemanha (daqui em diante, BMWi). O BMWi proporcionará acesso às empresas alemãs a financiamento público para projetos conjuntos por meio de seu programa ZIM (Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas).
A Secretaria de Inovação do MDIC irá apoiar as empresas brasileiras no processo de financiamento, para o qual serão usados recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (daqui em diante, BNDES) e de outras instituições de fomento.
Para mais informações: http://www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br/
Comentários