IMG-LOGO

Design brasileiro no iSaloni

Por Daniela Maccio - 12 de Abril 2016
trentini-poltrona.jpg
A poltrona Trentini de Bruno Faucz é produzida pela Moora Mobília Brasileira

O 55º Salão do Móvel de Milão começou nesta terça-feira (12) e espera mais de 300 mil visitantes nesta edição. O moderno centro de exposições de Rho conta com 2.500 expositores de diversos países. E o design brasileiro marca presença mais uma vez. Por intermédio do projeto Raiz, criado pelo Sindmóveis Bento Gonçalves em parceria com a agência Brasileira de Exportações e Investimentos (APEX), muitas marcas e artistas do País apresentam suas criações no iSaloni.

 

O projeto Raiz conta um espaço de 100 m² na feira onde estão sendo apresentados itens de nove designers, entre eles, a gaúcha Marta Manente. A poltrona Donaire, criada por ela e produzida pela Tumar Móveis, de Garibaldi (RS), está em exposição. Os destaques da peça são os pés giratórios de madeira, o encosto em multilaminado curvo, com cordas de fibra natural trançadas manualmente e assento estofado de linho.

 

A Mactalentes, agência de design brasileira, também integra o projeto Raiz e apresenta o trabalho de dois de seus designers: o catarinense Bruno Faucz e o curitibano Ronald Scliar Sasson. O primeiro expõe a poltrona Trentini – produzida pela Moora Mobília Brasileira, marca da indústria Artefama Móveis, de São Bento do Sul (SC) – resultado de um estudo de proporções que tem como ideia principal um desenho com poucas linhas. Já Ronald, que busca inspiração no modernismo, escolheu três peças de mobiliário: De Beer, para a marca Sergio Bertti; Madonna, para a Tec Line; e o banco Doop, para a Voler, este último inspirado no mobiliário de impacto visual dos anos 1970.

 

Entre as marcas nacionais presentes no Salão, a Butzke, de Timbó (SC), a Artefama, e a Louis Kazan Design, de Uberlândia (MG), ocupam o pavilhão 6. O sofá Mucuri, do designer Zanini de Zanine, as mesas auxiliares e o Garden Seat, da designer RosaPinc e a poltrona Dorival, de Arthur Casas, são alguns dos destaques da Butzke.

 

No pavilhão 20, pelo segundo ano consecutivo, está a A Lot Of Brasil, de São Paulo (SP). Da A Lot Of Brasil, as coleções Jacaré e Esqueleto são algumas das criações do designer Pedro Franco, proprietário da marca. Além delas, a Poltrona Kaos, de cobre e couro, e o sofá Undersconstruction, cujo conceito é gerar interatividade com o usuário que trança as tiras de couro de acordo com a estética que deseja.

 

Já a Vermeil, grife de alta marcenaria, de São Paulo (SP), leva para a Itália mesas laterais e de centro e um armário de pau-ferro natural, projetados por Fabio Stal e produzidos artesanalmente. As criações do designer estarão expostas no Salão Satélite, mostra paralela que acontece em um dos 20 pavilhões reservados ao evento.

Comentários