IMG-LOGO

Começa hoje o Salão do Móvel de Milão

Por Edson Rodrigues - 17 de Abril 2012
salamilaoaa.jpg
salamilaoaa
Até o próximo domingo os holofotes da cidade italiana se voltam para o setor mobiliário. Começa hoje um dos maiores eventos de design de móveis do mundo, o Salão do Móvel de Milão (também conhecido como iSaloni), que vai até o dia 22 de abril. Este ano, o iSaloni conta com a Eurocucina, o Salone del Bagno, além da exposição principal: o Salone Internazionale del Mobile – ambos realizados nos anos pares – e, também, o Salone Satellite, famoso por revelar jovens talentos do design mundial.

Com o iSaloni, Milão entra no clima do design e decoração na chamada Fourisalone Milano Design Week, ou seja, a semana do design, que como o próprio nome diz, extrapola as barreiras do salão, e espalha showroons com as novidades do segmento por toda a cidade. O Fourisalone é o conjunto de eventos espontâneos que ocorrem durante a semana do iSaloni.

Entre os eventos deste ano, destaque para a iniciativa da Impress Decor que estará com um espaço na Zona Tortona de Milão durante a Tortona Design Week, que ocorre simultaneamente.

Outra participação brasileira será na Design Week de Milão, tradicional evento do setor. A semana milanesa de design incluiu nessa edição, pela terceira vez, o Brasil como destaque da programação por meio do Brazil S.A., Lounge Brasileiro de Design e Decoração de 3600 metros quadrados dedicados à produção nacional.

Dentre os diversos atrativos da produção brasileira, destaca-se a mostra "BRASIL: design, inovação e sustentabilidade - Um olhar sobre a Bienal Brasileira de Design 2010". Como o próprio nome sugere, a mostra apresenta uma pequena parte da Bienal de 2010, realizada em Curitiba (PR), que teve como eixo central a inovação aliada à sustentabilidade.

De modo geral, pode-se dizer que os 16 projetos selecionados representam o melhor da produção recente do design brasileiro. Discorrendo sobre esta produção, a curadora geral da Bienal Brasileira de Design 2010, Adélia Borges, explica que "o Brasil reúne condições de liderar o processo de design sustentável no cenário mundial, pois existem no país dezenas de recursos naturais que ainda não foram suficientemente estudados e utilizados”. 

Para a seleção, buscou-se atingir valores por meio de produtos que contivessem não somente características inovadoras, mas também características sustentáveis. 

Com a seleção, nove estados foram representados. Os segmentos são os mais diversos: móveis, luminárias, jóias, bicicletas, objetos de uso pessoal, calçados e tecidos. Dentre os designers estão BettinaTerepins, Bertussi Design, Bruno Jahara, Edson Matsuo e equipe, Eduardo Queiroz, Fernando Prado, Flavia Amadeu, Mana Bernardes, Megabox Design, Marco Brajovic, Mary Design, Nara Guichon, OskarMetsavaht, Puro Amazonas, Priscila Callegari e Renata Meirelles. 

Comentários