IMG-LOGO

Como aumentar a venda de móveis em datas sazonais?

Revisado Natalia Concentino - 23 de Setembro 2023
vendas_de_moveis.jpg
Créditos: iStock

As datas sazonais são ótimas oportunidades para estimular o consumo e impulsionar o faturamento por meio de vendas mais assertivas. Mas para isso, não basta só contar com a sorte ou com o calendário, é essencial que você defina estratégias conforme os seus objetivos.

 

Justamente por serem dias especiais – como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outros – você precisa se diferenciar da concorrência para não perder nenhuma chance de venda e garantir a satisfação do seu consumidor.

 

No varejo de móveis, essas táticas precisam, de fato, fisgar o cliente para fazer com que ele invista em seus produtos para presentear quem ele deseja homenagear.

 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre as principais datas comemorativas do Brasil, boas práticas e 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas nesses dias!

 

As principais datas sazonais para o varejo nacional

 

1. Dia das Mães

 

Para o comércio de móveis esse é o Dia D. Afinal, as mães amam ganhar móveis como presentes. Então, caso você queira investir mais em uma data específica, essa é a certa. 

 

2. Dia dos Namorados

 

Caso os namorados estejam pensando em evoluir para o próximo passo da relação e morarem juntos, esse é o momento ideal para que você ofereça condições especiais e promoções para consolidar essa união.

 

3. Dia dos Pais

 

Sofás e poltronas super confortáveis para assistir televisão, armários para guardar seus itens ou peças decorativas para a área externa que ele tanto gosta. São infinitas possibilidades que podem agradar os pais e fazer com que o seu cliente consuma muito na sua loja.

 

4. Black Friday

 

Essa é a data sazonal criada especialmente para fomentar o consumo em todo o planeta. Neste ano, segundo o Relatório Black Friday 2023 desenvolvido pelo Olist, os lojistas estimam vender 68,8% a mais do que em 2022 – que obteve um faturamento total de R$ 6,1 bilhões.

 

Sendo assim, não há dúvidas de que a Black Friday é uma ótima oportunidade para maximizar a venda de móveis, a partir de descontos reais, transparência, bom atendimento e produtos de qualidade.

 

5. Natal

 

O saco de presentes do “bom velhinho” pode estar repleto de móveis e eletrodomésticos caso ele encontre vantagens convincentes no seu estabelecimento.

 

Essa é a época do ano em que muitas pessoas destinam seu 13° salário para o que precisam ou almejam, e isso inclui as melhorias na mobília e decoração do lar.

 

6. Ano Novo

 

Ano novo, vida nova e móveis novos. Você pode ajudar o seu cliente a começar 2024 renovando a decoração dele com ofertas especiais e boas condições de pagamento durante o ano, por exemplo.

 

leia: Venda de móveis no varejo ainda não deu sinal de melhora

 

8 dicas infalíveis para vender mais em datas comemorativas

 

  1. Defina um bom planejamento financeiro e as promoções que serão oferecidas conforme o tema de cada data;
  2.  Conheça o seu público-alvo para que você consiga atender às expectativas;
  3. Ofereça diferenciais como prazos maiores, novas formas de pagamento, brindes, cashback, cartão fidelidade, bônus e outras táticas, além dos descontos, em si;
  4.  Pense nas suas ações de marketing, divulgação, comunicação e na sua presença digital;
  5.  Prepare a sua equipe de atendimento para a alta demanda e para firmar um bom relacionamento com o cliente;
  6. Tenha uma gestão de estoque e logística eficientes;
  7. Disponibilize o mix de produto ideal para o seu público;
  8. Invista em estratégias de pós-venda e colete feedbacks para melhorar as próximas promoções.

Comentários