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Como fazer a gestão dos colaboradores em home office

Por Edson Rodrigues - 15 de Abril 2020
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Em tempos de quarentena, gerenciar uma equipe a distância têm sido desafiador. Por isso, é essencial contar com ferramentas para que isso seja feito da melhor forma possível 

Para algumas pessoas, trabalhar em home office já é uma realidade. Para outras, é uma novidade desafiadora. Por isso, saiba como fazer à gestão de sua equipe a distância, da melhor forma possível, utilizando as ferramentas necessárias. 

Gestão a distância 

A realidade é a mesma em diferentes continentes. Estamos vivendo um momento extremamente desafiador e único. 

Com as pressões adicionais devido às restrições do coronavírus, o home office tem sido uma alternativa adotada por muitas empresas para manter a operação e garantir a segurança dos colaboradores. 

Com isso, empresas estão reagindo a essa crise e fazendo o melhor possível para fazer a transição de conteúdo, atividades e avaliações para ferramentas e plataformas online.

Em alguns casos, é um processo tranquilo; em outros, é um exercício diário. 

Para o Business Executive da MicroPower, Augusto Gaspar, o trabalho a distância traz desafios para gestores e suas equipes.  

“A falta de contato pode parecer falta de controle para o gestor, mas o segredo está em manter uma gestão por resultados, e não por tempo e presença.

Estabelecer metas e entregas possibilita manter o nível de trabalho esperado, mesmo sem o contato físico e a necessidade de uma carga horária monitorada”. 

A esperança é que, à medida que mais pessoas tenham uma experiência positiva em espaços online, elas também estarão mais acessíveis e mais prontas para considerar a adoção total ou parcial de tecnologias online no futuro. 

Foco na produtividade 

Agora é a hora de perceber se é preciso capacitar ou mover recursos dentro da organização. Que tipo de apoio ou treinamento as pessoas precisam para cumprir as metas trabalhando a distância sem perder a produtividade

É preciso entender que os colaboradores podem ser capacitados por um processo estruturado de aprendizado que leve em conta que não é necessário apenas o treinamento formal, mas soluções inovadoras e mais próximas do dia a dia do trabalho.  

O desempenho de cada um, por sua vez, será medido pelas metas, pelo acompanhamento dos objetivos e pela avaliação de competências. 

Porém, como é algo novo na vida de muitos colaboradores, é natural que para alguns este tempo de adaptação seja um pouco maior, interferindo assim na produtividade durante os primeiros dias. 

Entretanto, para Gaspar, o perfil do trabalhador e a natureza do seu serviço são fatores determinantes para a produtividade.  

“Em muitos casos ela pode aumentar, pois muitas das interrupções que ocorrem no dia-a-dia no escritório deixarão de acontecer. Deve-se tomar cuidado com a disciplina, procurando manter o foco e contando com a colaboração dos familiares para tal”. 

Mantenha o planejamento 

Mesmo sabendo que a necessidade do trabalho remoto neste momento está relacionada com o avanço da pandemia, o isolamento pode durar mais tempo do que o esperado. Portanto, é hora de planejar. 

Segundo Augusto, dicas simples são extremamente necessárias nesse momento. “Além de uma boa conversa com os familiares, buscando ter um ambiente propício ao trabalho, um ponto importante são as condições físicas para a sua realização”.  

Para ele, até mesmo os móveis terão que ser improvisados, mas não podem representar risco à saúde pela postura inadequada.  

“O uso de fones de ouvido pode ser benéfico para o foco, mas volumes altos podem trazer riscos à audição. E por último, procure sempre dosar o tempo de trabalho e o dedicado à família, de forma a facilitar a adaptação de todos a este novo cenário”. 

Ferramentas como aliadas 

Especialistas alertam que, as empresas que se adaptarem melhor nesse momento e agirem rápido em conjunto com os seus colaboradores, sairão mais fortalecidas.  

Uma solução para esse período, é contar com boas metodologias e sistemas de gestão capazes de acompanhar a execução do planejamento e, com isso, extrair o melhor da força de trabalho, mesmo que a distância. 

Ferramentas que definem o que deve ser feito, de acordo com o que foi estabelecido no planejamento estratégico e que permitem acompanhar com mais detalhes o “como deve ser feito”. 

Afinal, é responsabilidade da empresa fornecer meios adequados para o funcionário realizar o serviço de sua casa, como, também, oferecer suporte para que esse colaborador se desenvolva mesmo à distância. 

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