Confiança da indústria cresce 1,2% em novembro
Por Edson Rodrigues
-
27 de Novembro 2013
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) cresceu 1,2% em novembro, passando de 97,8 para 99 pontos, de acordo com a pesquisa de Sondagem da Indústria de Transformação, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Apesar da primeira elevação pós permanecer em queda por cinco meses seguidos, o otimismo do setor ainda está abaixo da média histórica (103,6 pontos).
A melhor evolução da pesquisa, que avalia a percepção dos empresários do setor sobre a economia mês a mês, ocorreu no quesito Índice da Situação Atual (ISA), com elevação de 1,8% e 99,9 pontos ante 98,1. Além disso, O Índice de Expectativas (IE) também foi positivo, crescendo 0,6% com relação a medição passada.
Segundo o relatório técnico da FGV, “o período de sucessivas quedas de confiança pode ter ficado para trás”. Para os economistas da instituição, a indústria deve apresentar melhora no desempenho na virada do terceiro para o quarto trimestre. Eles lembram, no entanto, que o ritmo de atividade ainda está entre fraco e moderado.




Comentários