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Conheça as plataformas que ajudam empresas na gestão digital

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Gerir uma operação de varejo no Brasil não é para qualquer um. Além dos diversos desafios fiscais, tributários e jurídicos, o consumidor informado e digitalizado exige cada vez mais experiências incluídas nas jornadas de consumo. A tecnologia sem dúvida é o grande catalisador dessa mudança no comportamento do consumidor, e também o grande aliado das empresas para oferecer experiências integradas e fluidas, independente dos canais que o cliente utiliza.

Este cenário impõe um desafio de gestão nunca visto antes, onde as organizações e seus gestores precisam, não somente adquirir novos skills, mas também absorver um novo mindset. Planos estratégicos de longo prazo dão lugar à MVP’s (Minimum Viable Product), pesquisas de mercado dão lugar à big data e análises preditivas, processos operacionais evoluem com metodologias ágeis e automação e as estratégias de marketing baseadas em atributos de marca e produto estão dando cada vez mais lugar para estratégias centradas no consumidor, em suas dores, necessidades e anseios.

Pensando nisso, os gestores precisam estar constantemente atualizados com as novas tecnologias, modelos de negócios e ferramentas disponíveis para romper os desafios enfrentados no dia a dia. Para suprir esta necessidade, surgem no mercado ferramentas que se utilizam de recursos de aprendizado de máquina e inteligência artificial para buscar alternativas para estes desafios, imprimindo mais uma função aos gestores: compreender e operar cada uma destas plataformas. Veja alguns exemplos:

CDP – Customer Data Platform

Plataforma que agrega todos os dados cadastrais, demográficos e comportamentais dos consumidores nos diferentes canais de um negócio, integrando todas as suas interações, visitas, preferências e compras realizadas em diferentes locais e dispositivos, permitindo à empresa enxergar cada cliente de forma única. Estes dados são coletados e enviados à diversos sistemas através de integrações online. Além disso, estas plataformas contêm algoritmos capazes de segmentar, clusterizar e extrair insights sobre a sua base de clientes de uma forma que não seria possível manualmente.

PIM – Product Information Manager

É a plataforma capaz de gerenciar de forma unificada os dados de produtos. Similar à CDP, nela se concentram todos os dados, textos, imagens, fichas técnicas, vídeos e demais dados relacionados ao seu catálogo de produtos. Ela é alimentada através de integrações com softwares de fornecedores e outras fontes, e é onde o cadastro dos produtos é enriquecido e distribuído para diferentes canais e softwares em larga escala de forma padronizada. Com estas plataformas, as informações se mantêm atualizadas em tempo real em todos os canais da empresa, e através de integrações com plataformas de acionamento de dados, os insights podem se tornar campanhas de marketing personalizadas 1:1, onde mesmo com uma base de milhares de clientes, cada um recebe uma mensagem personalizada conforme seu perfil.

Marketing Cloud

São plataformas onde é possível planejar campanhas cross-channel (acionadas em vários canais através de diferentes formas como e-mail, SMS, Push Notification e anúncios online). Elas utilizam dados comportamentais dos clientes (provindos da CDP ou de outras fontes) para ativar campanhas em tempo real automatizadas e personalizadas em grande escala. Imagine que ao comprar um produto de bebê em uma loja especializada, após informar alguns dados básicos, ela consegue enviar campanhas personalizadas para o seu consumidor, adequadas com a fase de crescimento da criança e de forma automatizada.

Personalization Platforms

São plataformas que se utilizam de todas as interações e dados do cliente (provindos da CDP ou de outras fontes) para personalizar a recomendação de produtos adequada à cada pessoa em diferentes canais, no mundo digital e físico. Isso permite que ao entrar em uma loja física, o vendedor identifique o cliente e saiba quando foi sua última compra, última vez que navegou no e-commerce da empresa, se deixou algum produto no carrinho, informações sobre o tamanho e cores de sua preferência chegando até mesmo à recomendações de quais produtos o vendedor deve oferecer ao cliente com base em seu comportamento histórico.

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