IMG-LOGO

Desconstrução e reaproveitamento do colchão é tema no Enicol

lars.png
Lars Müller, general manager da BekaertDeslee Brasil

Com o tema “Tendências e Inovações na Construção de Colchões”, o general manager da BekaertDeslee Brasil, Lars Müller, falará no Encontro Nacional das Indústrias de Colchões sobre tendências de moda, cores e desenhos de tecidos, a reboque do que a marca apresentou na edição desse ano da Interzum, em Colônia (Alemanha), e ainda sobre tecnologia, que poderá transformar a indústria colchoeira – com foco na Economia Circular, tema que vem ganhando cada vez mais destaque.

 

De acordo com o empresário, um conceito que deve ganhar força nos próximos anos é o DfD – Design for Disassembly, ou em tradução livre, Desenho e Engenharia para Desmanche, cujos princípios são expressos pelo uso de materiais que utilizam métodos de conexão com capacidade de reutilização e reciclagem. “Um colchão é feito com o uso de diversos materiais – tecidos, espuma, aço, capas -, mas pouco se discute sobre como desmontá-lo ao final da vida útil.”, diz Müller.

 

Ele adianta que a BekaertDeslee fez parceria com uma empresa para produzir confeccionados que podem ser desconstruídos através do desmanche das costuras. “Já estamos lançando o processo na nossa unidade de capas”, informa, acrescentando que a próxima tendência são capas para colchão sem zíper. “Revestimento será substituível o que permite ao fabricante de colchão aumentar a frequência de contato com o seu consumidor.”, compara. “No final da sua vida útil, o produto é inserido no conceito de Economia Circular para um eventual reaproveitamento pela própria indústria”, emenda.

 

O empresário acredita que o conceito DfD estará tão presente na indústria colchoeira que a reengenharia do colchão fará com que dentro de um prazo de dez anos todos eles possam ser 100% desmontáveis. “Minha palestra tem o sentido de trazer inspiração. aos participantes, que é o setor pensar na transformação do processo de fabricação de colchão pensando no seu ciclo de vida útil”, conta Lars Müller.

 

leia: Diretor do Inmetro vai debater estratégias de fiscalização no Enicol

 

Na edição desse ano da Interzum, tradicional feira realizada na Alemanha, a BekaertDeslee, mostrou diversas novidades alinhadas ao conceito de sustentabilidade, incluindo a coleção TERRA – Roots of the future, que apresenta desenhos inspirados no conceito sustentável, e ainda garantiu seis prêmios, um marco histórico para a empresa. Entre eles está o IZ Award, Best of Best, com a SmartSleeve®, capa de estrutura tridimensional que cria uma camada de ventilação dentro do tecido, facilitando a evaporação da umidade e o tecido ainda recebe acabamentos Purotex+® que reduz os alérgenos e Adaptive® que acelera a evaporação da umidade, melhorando a sensação térmica.

 

Os demais premiados foram a Camille, inovação de tampos de capas intercambiáveis, com a qual o consumidor pode mudar, dependendo do momento; a Resortecs’Smart Stitch™, um fio que auxilia o processo de descosturar a capa para ela ser reciclada.; o “From waste-to-yarn”: em que sobras de tecidos de pós-produção são reciclados e processados se tornando novos fios; o Zipperless cover, que facilita o processo de reciclagem; e o Purotex+®, feito 100% base biológica e natural, com probióticos que reduzem as alergias. 

 

Serviço: 

Tema palestra: Tendência de Moda para os Colchões da Próxima Década 

Nome do Palestrante: Lars Müller   

Horário: 14:40 horas 

Local: Brasília Palace Hotel / Brasília/DF

 

Site: www.abicol.org

Instagram: @abicoloficial

Facebook: @abicoloficial

YouTube: Abicol_

 

Comentários