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Designer Matteo Guarnaccia: “Escutar significa desenvolver empatia”

Revisado Natalia Concentino - 02 de Dezembro 2023

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Matteo Guarnaccia, nasceu em 1993. Oito cadeiras de oito países: a diversificação da instalação de assentos modernos foi exposta na Base Milano em 2020. Pode ter sido devido à nossa mobilidade reduzida imposta pela Covid ou às próprias cadeiras, sempre vistas como o batismo de fogo para qualquer pretenso designer, mas a exposição realizada no Fuori-Supersalone foi um grande sucesso midiático, tornando-se tão viral que fez com que o autor se distanciasse dela dois anos depois.

 

“As oito cadeiras finalmente entraram na coleção permanente do Museu Central em Utrecht”, disse Matteo com um suspiro de alívio quase imperceptível. O 'designer siciliano radicado na Europa' percorreu o Velho Continente e fugiu para Los Angeles com a tenra idade de dezesseis anos. Agora, na Espanha, deleita-se com a memória da sua terra natal, Catânia, à qual espera regressar em breve. 

 

A sua nostalgia foi desencadeada por um flashback de Milão: “Quando o evento acabou, a Ikea contatou-me e referiu-se a mim como 'menino' da cadeira, percebi que 'ainda não chegámos lá'. No sentido de que algo não estava funcionando no nível de comunicação.” Porque o designer italiano, diplomado pelo IED de Barcelona e catedrático em Design Gráfico, tem um currículo com aprofundamentos de investigação extremamente sofisticados. É perfeitamente compreensível que o campo de exploração demarcado pelo perímetro de uma cadeira se revele algo estreito.  

 

No entanto, aquela exposição em Tortona abalou inegavelmente as coisas em termos da disciplina do design, preparando-a para o debate sobre o que são hoje reflexões amplamente partilhadas entre os jovens e os não tão jovens - das alterações climáticas ao pós-colonialismo, do feminismo ao não-práticas extrativistas. 

 

Estas são as urgências contemporâneas destacadas por Guarnaccia (das quais as cadeiras são testemunho). “São oito, um para cada país: uma grande viagem que começou no Brasil e terminou na Nigéria, passando pelo México, Japão, Indonésia, China, Índia e Rússia. Cada peça foi feita em colaboração com um estúdio local com o qual mapeei os acentos culturais: cada peça é um instantâneo que fala da colonização e do capitalismo, do artesanato e da política, de posturas, materiais e processos de produção”, um mapa mundial de signos replicáveis.  

 

O aspecto divertido e universal “foi perceber o quanto esse móvel, indispensável nas casas dos heterossexuais brancos, é totalmente secundário em outras latitudes planetárias”. É este tipo de consciência que sustenta a prática de Guarnaccia: “De que relações com o espaço e os objetos necessita o homem?” Uma questão que se cruza com disciplinas e campos do design aparentemente distantes, em constante procura de uma resposta que nunca é identitária, mas sim o resultado de uma série de cruzamentos culturais que culminam numa ideia abrangente, a complexidade caleidoscópica de hoje.  

 

leia: Road Trip do Salone chama para reflexões sobre vida em casa

 

O primeiro movimento é a observação

 

“Na Holanda, metade das pessoas convidadas para as inaugurações no mundo da arte e do design usam Salomons, sapatos de trekking… e não há montanhas na Holanda”, o que dá vontade de sorrir ao pensar em certas vistas privadas milanesas. “Mas, ironia à parte, o traje trai a intenção de se aproximar da natureza, ainda que na cidade.” 

 

Isso motivou a ideia de fundar o Radical Outdoor Club e convidar as pessoas a realmente explorarem as montanhas e a experienciarem ativamente a ecologia. 

 

Certamente, o exemplo da prática aperfeiçoada pelo Forma-fantasma é um farol, mas não é suficiente, “e as universidades ainda não conseguiram criar um curso de formação capaz de sistematizar o contemporâneo. As peças selecionadas para a exposição The New Collective Landscape sobre o novo rumo do design italiano fornecem um instantâneo da criatividade alimentada pelo artesanato à beira do colecionável. Mas isso não se enquadra no mundo da produção em grande escala”, e apesar de querer assumir o lado industrial do design de produtos, Matteo Guarnaccia, tal como muitos dos seus pares, sente-se intimidado por isso. 

 

Construir diálogos é o segundo passo

 

Junto com Francesco Tagliavia, Michele Galluzzo, Noemi Biasetton, Ilaria Palmeri, um grupo de amigos pesquisadores, artistas e designers, Guarnaccia abordou a fragilidade à sua maneira, explorando a mostra ADI para mapear as incursões no mundo natural e tentar compreender o que e como ligá-los à dimensão do “produto”. “O objetivo é apresentá-los ao público no próximo Salone del Mobile e abrir a discussão.”   

 

Aprender a ouvir é o terceiro passo

 

Como ensina a compositora Pauline Oliveros, o segredo está inteiramente na 'Deep Listening' - uma prática que também impulsionou a criação do festival The Listening Affect no Porto, organizado em conjunto com o coletivo Institute for Postnatural Studies: a prática pode mudar radicalmente a nossa abordagem a todos os fenômenos acústicos, permitindo-nos vislumbrar um novo significado para os espaços que habitamos e garantindo-nos uma relação sem precedentes com a matéria vibrante que nos rodeia.” 

 

Ouvir como uma ferramenta para nos relacionarmos com as pessoas, outras espécies e o nosso entorno – mais um exemplo do cruzamento que o design industrial tanto precisa. “Escutar é desenvolver empatia, e empatia é fundamental para viver melhor, em harmonia com o meio ambiente”, finaliza. O quarto movimento? Invadindo o Made in Italy.

 

*Texto de Paola Carimati

Publicado por www.salonemilano.it

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