IMG-LOGO

Designer propõe uso de madeira de descarte em série de móveis

Por Natalia Concentino - 05 de Janeiro 2022
Serie_descartes.png

A série “Descartes, além da matéria-prima” é a proposta do designer brasileiro Wesley Sacardi sobre o uso de madeiras de descarte para a produção de móveis. Porém, o designer também tem como objetivo causar um desconforto visual, com bancos fora do formato padrão e com apelo para a movimentação em sua estrutura.

Sacardi atua como designer desde 2016 e usa diferentes influências da arquitetura em seu trabalho, além de utilizar a madeira de descarte e matérias-primas novas, que muitas vezes são destinadas ao uso único, produzindo peças de mobiliário de vida longa e evitando o descarte.

Na série Descartes propriamente dita, Wesley Sacardi utilizou madeiras descartadas em diversos locais para produzir peças únicas. “Em 2021, em pleno caos criativo, nasce a coleção em que cada criação é feita em um processo que respeita as características da matéria-prima”, conta.

leia: FIBRA DE AÇAÍ VIRA ALTERNATIVA AO MDF NA PRODUÇÃO DE MÓVEIS

Sacardi vai mais além e propõe também uma reflexão sobre o descarte social, cultural e da arte. “Em um primeiro momento, cada peça faz o convite para acomodação que, naturalmente, reflete em desconforto inconsciente sobre a possibilidade de uso. Esse é o ponto de atenção que a série quer alertar, sobre o descarte que fazemos além da matéria-prima”, conclui.

Comentários