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Dia do Consumidor pode ser nova Black Friday

Por Marina - 08 de Fevereiro 2018
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Mesmo que ainda pouco conhecida pelos consumidores, a data promocional do Dia do Consumidor tem um gasto médio esperado de R$ 690 por compra, segundo pesquisa realizada pelo Google.

 

O dia 15 de março, adotado como uma data de promoções no comércio eletrônico para estimular as vendas do primeiro semestre, atingiu no ano passado faturamento de R$ 265 milhões de acordo com a empresa especializada Ebit.

 

A pesquisa ainda revelou que menos de um terço dos entrevistados conhecia o Dia do Consumidor. Apesar disso, ao serem apresentados à data, 81% afirmaram ter interesse em comprar. O estudo considera que esse interesse pode indicar o crescimento da relevância da data promocional no futuro.

 

Nova Black Friday

 

Tendo isso em vista, o Google ainda aponta que o Dia do Consumidor pode ser a nova Black Friday no Brasil. A gigante de tecnologia acredita que a data tem potencial para crescer ainda mais e ganhar relevância – cenário que ocorreu em 2015 com a Black Friday.

 

O baixo conhecimento sobre o evento era também o que acontecia com a Black Friday há alguns anos: em 2014, 27% das pessoas dizia conhecer a data promocional de novembro, mas no ano seguinte esse indicador já havia subido para 56%.

 

As buscas pela data começam cada vez mais cedo e crescem todo ano, segundo o Google. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos na data foi de 23% e o por varejistas foi de 15%, em comparação com 2016.

 

Nos últimos dois anos, ocorreu um pico de downloads por apps de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor, e esse patamar foi sustentado até depois do evento em 2017.

 

Intenção de Consumo

 

A data tem conseguido reunir grandes varejistas para fazer ofertas atrativas e elevar a receita antes das principais datas do primeiro semestre, como o Dia das Mães. A pesquisa mostra que 32% dos entrevistados afirmaram que vão comprar online e 31% pretendem adquirir itens em lojas físicas e internet.

 

O brasileiro pretende gastar em média R$ 690, sendo que 13% dos consumidores irá desembolsar entre R$ 1.000 e R$ 2.000. 
Embora três a cada dez consumidores tenham dito que pretendem gastar até R$ 100 nas compras nas promoções de março, há um grupo disposto a gastos mais elevados. Uma parcela de 15% dos entrevistados espera gastar mais de R$ 500 e menos de R$ 1 mil. Outros 15% dizem considerar gastos de até R$ 2 mil.

 

De acordo com o estudo, roupas e calçados são as categorias com maior intenção de compra: até 62% dizem que esperariam pela promoção do Dia do Consumidor para comprar. Apesar disso, a pesquisa considera que é possível esperar também um aumento do interesse por televisores, uma vez que a realização da Copa do Mundo de futebol em 2018 deve servir de chamariz para a categoria.

 

As TVs são o produto que 12% dos usuários desejam ver em promoção no Dia do Consumidor, atrás somente dos Smartphones (24%) e Roupas e Calçados (16%).

 

Livros, eletrodomésticos e cosméticos e perfumaria estão entre as categorias mais vendidas, com 14%, 12% e 11% respectivamente. Eletrodomésticos lideram o faturamento com 21%.

 

(Com informações de Isto É)

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