Duratex debate o uso de IA na arquitetura em evento em Curitiba
A Duratex promoveu nesta quinta-feira (30), em Curitiba (PR), um evento para apresentar resultados do novo estudo do Dexco Design Office sobre o uso da Inteligência Artificial dentro da arquitetura. Dezenas de arquitetos e designers se reuniram para conhecer as novas tendências sobre o morar e o uso de tecnologias, tanto para elaborar projetos quanto pelos consumidores, que estão cada vez mais adeptos ao uso de recursos como o ChatGPT, buscando personalização para tornar a casa sua própria extensão.
Jonny Macali, estrategista sênior em design e inovação da Duratex, conduziu esse estudo e apresentou os resultados para os presentes. “Fazemos estudos constantes para poder antecipar tendências à comunidade brasileira de arquitetura e decoração. O uso da IA, por exemplo, é um tema que consideramos pertinente e achamos importante promover um estudo sobre isso durante este ano e apresentá-lo agora, já que há uma movimentação muito grande nesse sentido”, afirma.

Durante sua apresentação, Jonny falou sobre o processo de transformação do arquiteto, que passa de criador para curador conforme as novas tecnologias vão surgindo e servindo como aliadas desses profissionais. “Costumo dizer que o momento que estamos vivendo é de uma mudança comparada à Revolução Industrial, por conta das novas ferramentas tecnológicas disponíveis e todo o poder de criação que elas proporcionam”, enfatizou.
O estrategista da Duratex lembrou que é muito grande a busca por personalização e a IA ajuda muito nesse aspecto, assim como em automação inteligente para conforto e segurança. “Consideramos que 2025 foi um ano de mudanças exponenciais nesse sentido e a nova geração de arquitetos já é adepta às novas tecnologias e está implementando isso no seu dia a dia”, comentou durante a apresentação.
Jonny lembrou que muitas pessoas estão chegando junto a arquitetos com projetos praticamente prontos, feitos por meio da Inteligência Artificial, mas que precisam ser reavaliados pelos profissionais. “Estamos vivendo a era do Prosumer, que é um consumidor que quer criar junto. Vemos isso sendo discutido fora do Brasil, então, entendemos que é importante trazer esse tema para ser discutido aqui também, para que nossos profissionais estejam preparados”.
Além do uso da Inteligência Artificial na criação de projetos, Jonny Macali falou sobre a busca pelo bem-estar, casa integrada, personalização e neuroarquitetura, mostrando que tudo isso está interligado e faz parte do que ele chama de Novo Viver. Isso vai acontecer apoiado nas novas tecnologias, que apresentam soluções e permitem a criação também de softwares como, por exemplo, o Duratex You, que já está presente no mercado, possibilitado que o arquiteto crie superfícies personalizadas para os projetos.
“Fora do Brasil o uso da IA na arquitetura está mais consolidado, mas aqui estamos vivendo um processo de amadurecimento e com certa resistência por parte de alguns profissionais, então estamos mostrando que o arquiteto vai se tornar ainda mais importante no futuro, por conta do processo de curadoria pelo qual ele será responsável. Afinal, a IA ajuda muito, mas ela também alucina e precisa ser muito bem direcionada para trazer os melhores resultados, e só um profissional poderá fazer isso”, concluiu Jonny Macali.
O arquiteto Fernando Schwertner esteve presente e entende que os assuntos abordados na apresentação são muito pertinentes. “São coisas que já estão presentes na nossa vida profissional, então não é um futuro tão distante, por isso acredito que é um conteúdo muito importante e a forma como foi apresentado é sempre enriquecedora”, afirma, lembrando que já havia visto essa apresentação online, pois a Duratex promove eventos digitais para tratar assuntos que considera de interesse do público ‘arquidecor’.




Comentários