IMG-LOGO

E-commerce deve ter faturamento superior a R$ 200 bi em 2024

Revisado Natalia Concentino - 26 de Janeiro 2024
ecommerce.png
Imagem: Freepik

Ao que tudo indica, as vendas online devem continuar crescendo em 2024. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor espera ter um faturamento de R$ 205,11 bilhões, o que representa um aumento de 10,4% em relação a 2023.

 

Entre os principais temas de impacto para ano, estão as estratégias de propaganda online e o uso da inteligência artificial e, para Eduardo Esparza, VP general manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, será necessário investir em abordagens que atraiam cada vez mais o consumidor

 

"A propaganda digital, por meio de métodos como o Retail Media, cria possibilidades para alcançar os clientes e conseguir renda extra para as lojas. Esta abordagem está entre os temas de maior relevância para o varejo online em 2024. Com um cenário tão favorável no e-commerce brasileiro, é essencial que a publicidade faça parte dos planos dos empresários no próximo ano", explicou o executivo.

 

De acordo com a empresa, existem alguns pontos que prometem guiar as estratégias dos e-commerces como, por exemplo, o retail media. Para o executivo, a estratégia permite que as empresas monetizem espaços publicitários dentro de suas plataformas.

 

Eduardo ainda destaca que compreender o perfil do consumidor será essencial para a construção de um processo de fidelização.

 

"A personalização continua sendo crucial e está cada vez mais aprimorada com o uso da inteligência artificial (IA), ferramenta responsável pelas recomendações e ofertas específicas, por isso, os empresários precisam se aprofundar sobre o tema. Em uma nova compra, o cliente tem a possibilidade de encontrar outros produtos que vão se encaixando no seu perfil de necessidades e desejos", afirmou o VP da Tenerity.

 

Outro ponto de destaque é o omnichannel, que representa a integração entre canais físicos e digitais.

 

Com a estratégia, os clientes podem ser atendidos nas redes sociais, e-mails, SMS ou na loja física com cupons, ofertas e outras ações que fortalecem a presença do varejo online.

 

leia: Acessos no e-commerce de Casa & Móveis caem 17,6% em dezembro

 

"As ações dos meios digitais e físicos não precisam de movimentos separados. Na verdade, elas necessitam da maior integração possível. O consumidor precisa ser atendido e perceber vantagens em qualquer canal que queira contato com a loja. Essa conexão potencializa o poder de comunicação nas mais diversas plataformas", ressaltou Esparza.

 

Por fim, o executivo também destacou as compras feitas pelo celular como uma tendência para o setor. Segundo a ABComm, 55% das transações feitas em 2022 foram feitas em dispositivos móveis.

 

Para 2024, o ticket médio dos valores gastos pelos brasileiros em compras online deve crescer de R$ 470 para R$ 490.

 

"O poder de compra e como os consumidores estão realizando estas transações podem ser informações valiosas para o planejamento dos varejistas. É uma demanda crescente, que está aprendendo a buscar e selecionar melhor os seus produtos. O nosso desafio, como especialistas do comércio eletrônico, é compreender este movimento e criar um ambiente favorável tanto para empresários quanto para os clientes", concluiu Eduardo.

 

Fonte: propmark.com.br 

Comentários