IMG-LOGO

Em sua 30º edição, Congresso Movergs volta a ser presencial

Revisado Natalia Concentino - 10 de Outubro 2022
Bnner_site.png
De acordo com o presidente da Movergs, Rogério Francio, a programação do Congresso foi pensada justamente para situar os profissionais sobre os movimentos econômicos da atualidade

Desde 1989, profissionais da cadeia moveleira se reúnem em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, para atualizar seus conhecimentos no Congresso Movergs – realizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, entidade que representa o segundo estado que mais produz móveis no Brasil. A 30ª edição do evento, nesta terça, dia 11 de outubro, promete ser emblemática. Alinhado à realidade pós-pandêmica, que promoveu desafios e oportunidades, o Congresso reunirá especialistas em economia, negócios e comportamento para apresentar temas pertinentes ao presente e ao futuro da cadeia moveleira.

 

A indústria de móveis do RS, que em 2019 já vinha enfrentando problemas como escassez de matérias-primas e altos custos de fretes internacionais, foi diretamente impactada pelo coronavírus quando a pandemia ganhou proporção global, no primeiro trimestre de 2020. No segundo semestre daquele ano, porém, as empresas iniciaram sua jornada de retomada, atendendo a um aumento exponencial no consumo interno e nas exportações – tanto que a cadeia moveleira gaúcha encerrou 2021 com recorde de faturamento e geração de empregos. Agora, a guerra na Ucrânia e a instabilidade econômica brasileira acendem um novo alerta aos empresários: é preciso estar preparado para mais um período de incertezas.

 

De acordo com o presidente da Movergs, Rogério Francio, a programação do Congresso foi pensada justamente para situar os profissionais sobre os movimentos econômicos da atualidade, inspirar e despertar insights para ações futuras. “Informações de qualidade são cada vez mais importantes para embasar as tomadas de decisões tanto em relação ao posicionamento no mercado quanto à cultura interna. Por isso, convidamos especialistas referência em suas áreas para que as empresas possam se tornar mais fortes, competitivas e estratégicas”, explica.

 

No circuito de palestras estarão os economistas Marcos Lelis (Unisinos) e Rodolfo Margato (XP Investimentos); o CEO do Rock in Rio, Luis Justo; o filósofo Luiz Felipe Pondé e o vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da MadeiraMadeira, Santiago Antoranz Pons.

 

PROGRAMAÇÃO

 

7h30: Recepção

 

8h15: Abertura oficial – Rogério Francio (presidente da Movergs)

 

8h30:  Dados do setor moveleiro 

Apresentação: Marcos Lelis (economista da Unisinos)

 

09h15: Perspectivas econômicas para 2023. Quais os impactos sobre o setor moveleiro?

Apresentação: Rodolfo Margato (economista da XP Investimentos)

 

10h: Palestra sobre mercado com apresentação do case “CabeCasa – a experiência do consumidor”

Apresentação: Santiago Antoranz Pons (vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da MadeiraMadeira)

 

11h: Palestra “O Desafio da Mudança”

Apresentação: Luiz Felipe Pondé (filósofo)

 

12h: Economia da experiência – todo negócio deve ser visto como showbusiness

Apresentação: Luis Justo (CEO do Rock in Rio)

 

13h: Encerramento

 

leia: Circuito Paranaense do Mobiliário terá novo formato em 2023

 

SOBRE OS PALESTRANTES

 

Luiz Felipe Pondé: um dos filósofos contemporâneos mais aclamados no Brasil, já participou de diversos debates em todos os meios de comunicação – especialmente em veículos de televisão, incluindo colaboração como produtor de conteúdo. Ministra incontáveis cursos por todo o país, além de somar uma carreira sólida como escritor e atuação acadêmica de grande consistência. “O homem insuficiente”; “Conhecimento na desgraça”; “Do pensamento no deserto” e “Contra um mundo melhor” são algumas de suas obras com cunho filosófico e questionador.

 

Luis Justo: engenheiro de Produção com MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, trocou uma carreira estável no mercado financeiro pelo sonho de ser empreendedor. O primeiro cargo de CEO veio aos 28 anos, após trabalhar por cerca de quatro anos empresa do ramo varejista. Há sete anos comanda o Rock in Rio – maior festival de música do Brasil.

 

Marcos Lelis: doutor em Economia, é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde também coordena o grupo de pesquisa Economia Internacional e Competitividade e o curso de Graduação em Economia. É consultor de diversas instituições públicas e privadas – entre elas Sindmóveis, Abicalçados; ApexBrasil e Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Rodolfo Margato: economista mestre em Economia Aplicada pela USP. Atuou na área de estudos e pesquisas econômicas da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e como economista de pesquisa macroeconômica do Banco Santander. Atualmente, atua como economista da XP Investimentos.

 

Santiago Antoranz Pons: formado em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Politécnica de Madrid. Já trabalhou na sueca Ikea – maior varejista de móveis do mundo – ocupando diferentes posições de liderança na Europa, no Brasil, na América Latina e na América do Norte. Em 2018, entrou como conselheiro executivo da startup de bicicletas elétricas Vela Bikes. Após quase 14 anos de trabalho executivo, começou a trabalhar na MadeiraMadeira, onde atualmente é vice-presidente.

 

SOBRE A MOVERGS

 

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as 2.409 indústrias do setor moveleiro gaúcho – uma potência que, no primeiro semestre de 2022, registrou faturamento de R$ 5.415.764.261. Há 35 anos, a Movergs trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.

 

Comentários