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Empresa foca em IoT para pequenos varejistas

Por Marina - 19 de Fevereiro 2018
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A companhia brasileira de tecnologia TOTVS iniciou uma ofensiva sobre o pequeno varejista do Brasil, apostando que um crescimento na procura por melhores ferramentas de gestão de negócios possa incrementar o faturamento da empresa nos próximos anos.

 

A produtora de software empresarial e hardware está fabricando dispositivos conectados à Internet, que incluem máquinas de pagamento eletrônico e sensores. Esses produtos em conjunto com programas agregadores de dados prometem dar informações aos pequenos varejistas, como o perfil de seus compradores, e permitir estratégias mais acertadas de vendas, algo que já vem sendo promovido por gigantes nacionais como GPA e Magazine Luiza.

 

Um dos objetivos da ofensiva é a construção de uma base de dados de varejo que poderá nos próximos anos ajudar a empresa a avançar suas ofertas de produtos com tecnologia de Internet das Coisas para além do universo das micro e pequenas empresas.

 

Segundo a empresa, cada vez mais dados são relevantes para os negócios e em algum momento esses índices, que a TOTVS vai começar a reunir, terão relevância importante e poderão ser monetizados. Ainda segundo a TOTVS, todas as empresas de tecnologia vão ter uma parcela expressiva de suas receitas sendo geradas a partir de dados.

 

A tecnologia de Internet das Coisas permite que dispositivos eletrônicos troquem informações pela Internet, coletando dados e permitindo automatização de funções. No caso da estratégia da TOTVS, a iniciativa está sendo tocada pela divisão Bematech, empresa focada em varejo comprada pela TOTVS em 2015.

 

"O mercado mirado pela com o conjunto de produtos de Internet das Coisas é composto por cerca de 10 milhões de micro e pequenas empresas do país que faturam até 4,5 milhões de reais por ano."

 

O investimento da TOTVS na estratégia de Internet das Coisas é de R$ 9 milhões. Do total, cerca de R$ 2 milhões foram usados no desenvolvimento de dispositivos como o terminal de vendas posGo, equipado com sistema operacional Android e que tem como parceiro de adquirência a Stone. A máquina vai competir com aparelhos de empresas como a Cielo e a TOTVS está analisando outras adquirentes.

 

No próximo mês, a TOTVS vai colocar no mercado uma versão menor de ponto de vendas chamada de “Bemacash Start” e que vai cobrar mensalidade de 139 reais dos lojistas. “Vai ser o menor ponto de venda do mercado com software de controle de vendas”, disse o executivo, acrescentando que a TOTVS pretende inserir soluções de inteligência artificial no dispositivo para ajudar clientes a ampliar as vendas.

 

(Com informações de Exame)

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