Sidney_Nakama_Linea._Foto_Vinicius_Magalhaes.JPG

Especialistas discutem inovação na indústria

O Seminário Setorial de Mobiliário foi promovido pelo Sistema Firjan, no dia 27 de novembro, para debater a importância da gestão de inovação com foco na competitividade, aumento de produtividade e perfil dos novos consumidores. O evento, realizado no Senai Tijuca, reuniu empresários, lideranças sindicais e especialistas, que analisaram formas de potencializar seus negócios por meio de uma administração inovadora e mais eficiente.

 

O diretor comercial da Linea Brasil, Sidney Nakama, apresentou o case de sua empresa e destacou que um dos caminhos que permitiu a diferenciação de seu negócio foi trabalhar a marca por meio do design e da inovação, o que possibilitou agregar valor aos produtos sem aumentar os custos de produção. “Para alcançar uma fatia maior do mercado, é necessário oferecer soluções que sejam novas e sustentáveis, seguindo os valores da sociedade do século XXI”, afirmou Nakama.

 

Gabriel Pinto, gerente de Indústria Criativa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, ressaltou a importância da Oficina Senai de Marketing, que fomenta o setor moveleiro. Além de realizar diagnósticos dos perfis das empresas fluminenses, a Oficina qualifica e propõe novos modelos de atuação com foco no escalonamento e na qualidade dos serviços prestados por elas. “Pretendemos resgatar o DNA e gerar valor para o setor mobiliário fluminense em âmbitos nacional e internacional. Para isso, conectamos profissionais de marketing com os empresários do setor para que tragam esse olhar estratégico do mercado e os auxiliem a valorizar seus diferenciais competitivos, gerando oportunidade de reposicionamento ou maior visibilidade a essas empresas”, eclarece Gabriel.

 

Uma das apostas da Federação para responder aos atuais desafios das empresas é a Casa FIRJAN. O espaço, localizado no coração de Botafogo, Zona Sul do Rio, e que se propõe a ser um ambiente para a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento de um Rio de Janeiro melhor, trazendo reflexão, engajamento, oportunidades de conexão e formação em novas competências para a indústria. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2018.

 

Experiência do consumidor

O diretor executivo da MarketScape Company, Marco Aurélio Kumura avaliou como é o novo consumidor e a sua relação com o mercado. “O modelo de negócios do século XXI tem que ser voltado à experiência, fazendo com que o comprador gaste mais e se sinta satisfeito. Então, é fundamental avaliar quais são as necessidades do seu cliente para melhor atendê-lo”, explicou Kumura.

 

Para Fernando Aguiar, presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos dos Goytacazes (Sindimob Campos), a união do setor é fundamental para avançar e a Firjan tem canalizado ações nessa direção: “Desde 2010, realizamos missões nacionais e internacionais e reuniões setoriais para aumentar a competitividade da indústria moveleira fluminense”.

Esta notícia é sobre a sua empresa? se cadastre e deixe seu contato