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Hoje é dia de Black Friday

Por Jeniffer Oliveira - 24 de Novembro 2016
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Com a aproximação da Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (25), os varejistas enfrentam diversos desafios para se destacar frente à concorrência, seja na loja física ou online. Na era digital, 2016 tem tudo para se tornar o ano das lojas móveis e das redes sociais.

 

“Para muitos varejistas no Brasil, a Black Friday já é o segundo maior evento do ano, atrás apenas do Natal. Dispositivos móveis fazem cada vez mais parte dos acessos online, tanto para pesquisa de preço e promoção quanto para compra efetiva”, explica André França, vice-presidente de serviços de infraestrutura e outsourcing da Capgemini no Brasil.

 

De acordo com especialista, a data é uma ótima oportunidade para o lojista fidelizar clientes. “Se o lojista oferecer uma oferta atrativa, responder as dúvidas dos usuários prontamente e realizar a entrega no prazo correto, o cliente voltará a comprar na loja. Diante disso, é necessário investir cada vez mais em ferramentas e estratégias que otimizam tempo, integrando atendimento, marketing e logística”, explica Frederico Flores, especialista em vendas pela internet e CEO da Becommerce.

 

 

Pensando neste cenário, a Capgemini, um dos líderes globais em serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, lista as cinco principais tendências e dicas para que os varejistas obtenham sucesso nesta data tão importante para o varejo.

 

1. Lojas, tanto online como físicas, devem impulsionar sua presença nas mídias sociais para tornar a marca conhecida.As mídias sociais permite que os varejistas criem um modelo de venda direta, construindo redes de influência, direcionando o tráfego e o interesse para suas lojas físicas”, afirma França.

 

2. Com o e-commerce, as vendas nas lojas físicas nessas datas têm um crescimento menor do que o das online. Para reverter esta situação, os varejistas devem oferecer produtos diferenciados ou experiências únicas – ou ambos, o que seria o ideal. Personalização e diferenciação são as chaves para atrair o consumidor, que deve estar no centro das estratégias do setor varejista. Para isso, é muito importante analisar a jornada de compra do cliente por meio do uso da tecnologia”, diz o executivo.

 

3. A adoção da tecnologia RFID (Identificação por Radiofreqüência) nos produtos possibilita maior precisão do estoque e fornece informações sobre suas vendas, baseadas no design, posicionamento na prateleira ou preço.RFID também pode melhorar a produtividade das linhas de montagem, já que os displays digitais também capturam feedback em tempo real para iniciar a produção de itens de outros tamanhos ou cores, por exemplo”, explica França.

 

4. Varejistas que atendem por meio de vários canais devem oferecer uma experiência única e integrada.Lojas físicas precisam ser capazes de transacionar itens exclusivos online, e vice-versa. O consumidor quer ter várias possibilidades, como comprar online e retirar na loja. Mas para que isso seja possível, as operações devem estar totalmente integradas e atualizadas em tempo real”, comenta.

 

5. Marcas que só estão no comércio eletrônico precisam garantir que sua política permita trocas fáceis e rápidas.O consumidor digital procura experiências de compra que sejam personalizadas, fáceis e com entregas rápidas. Caso o produto não atenda suas expectativas, ele quer ter este mesmo trâmite na hora de devolver ou trocar o produto”, enfatiza

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