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Faturamento das PMEs representa 20% a mais do que em 2022

Revisado Natalia Concentino - 05 de Outubro 2023

No dia 5 de outubro é comemorado o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas e o comércio online tem sido um grande propulsor para esses negócios. Apenas no terceiro trimestre de 2023, as PMEs movimentaram R$ 839 milhões com vendas digitais, valor 20% superior em comparação ao ano passado (R$ 699 milhões). Dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina. 

 

De julho a setembro, houve um aumento de 22% sobre o volume de pedidos online, passando de 2,7 milhões para 3,4 milhões. Os setores que mais faturaram no período foram: Moda (R$ 297 milhões), Saúde & Beleza (R$ 74 milhões) e Acessórios (R$ 57 milhões). No entanto, Casa & Jardim (R$ 41,5 milhões) apresentou maior crescimento no período, com um aumento de 62% ante 2022, quando registrou R$ 25,5 milhões. 

 

“Os resultados mostram que os micros, pequenos e médios empreendedores têm um papel muito importante na economia brasileira e que, apesar dos desafios, buscam estratégias criativas e inovadoras para destacarem suas marcas e venderem mais. Neste sentido, o comércio online tem sido um poderoso aliado para aumentar o faturamento desses negócios, seja pela facilidade de criar um e-commerce e fazer a sua gestão, assim como por demandarem menores custos operacionais em comparação com uma loja física”, explica Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento de Plataforma da Nuvemshop. 

 

leia: Pesquisa revela curiosidades sobre empreendedores online

 

Perfil do empreendedor online  

 

Um estudo realizado pela Nuvemshop aponta dados sobre o perfil dos empreendedores e como eles atuam no comércio online. A maioria começou a comercializar no ambiente virtual utilizando o Instagram (56%). Cerca de metade deles começaram vendendo pelo site próprio da sua marca (50,5%) e 46% iniciaram também pelo WhatsApp. 

 

A pesquisa também mostra que os lojistas estão em diferentes fases da sua jornada empreendedora. Cerca de um terço deles tem a loja virtual há menos de um ano. Por outro lado, 25% dos empreendedores online já têm o e-commerce da sua marca há mais de 3 anos. 

 

Em relação aos segmentos, Moda é o mais explorado pelas PMEs online, representando 30% dos negócios. Em seguida estão Acessórios (17%) e Casa & Decoração (10%). Além disso, o levantamento também indica os tipos de produtos vendidos online: 41,5% dos lojistas preferem trabalhar com revenda de produtos nacionais, enquanto 35% têm fabricação artesanal própria. 

 

“Os micros e pequenos lojistas do varejo online precisam se diferenciar do mercado tradicional a fim de serem mais competitivos em relação aos grandes varejistas. Por isso, o investimento em produtos de fabricação própria e a ampliação de seus canais de comunicação são estratégias relevantes para trazer uma experiência única ao consumidor e potencializar os resultados nas vendas”, finaliza Natal. 

 

Os dados foram levantados com a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop entre julho e setembro de 2022 e 2023. 

 

(Com informações www.nuvemshop.com.br)

 

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