IMG-LOGO

Fibra de açaí é opção barata na produção de MDF

Por Edson Rodrigues - 05 de Março 2014
mdf.JPG
mdf
Fugindo do convencional, Antonio de Lima Mesquita, pesquisador amazonense de 53 anos, encontrou uma alternativa que pode revolucionar a produção de painéis de Fibra de Média Densidade, MDF. 

A novidade é que, depois de realizar uma pesquisa de quatro anos, Mesquita descobriu que a fibra extraída da semente do açaí pode ser utilizada na produção de painéis particulados de média densidade (eco painéis) com custo zero ou muito baixo de matéria prima. Atualmente, a maioria dos painéis de MDF são produzidos a partir da árvore do eucalipto, num processo longo e caro, que tem mercado por estar entre os materiais mais versáteis utilizados na indústria moveleira e na construção civil.

Segundo o pesquisador, a fibra do açaí é tão resistente quanto à do eucalipto. Porém, o compósito (união de fibra mais resina, que vulgarmente é chamado de painel) do eucalipto é oriundo da madeira, sendo que o do açaí é proveniente de fibra vegetal que teoricamente seria menos resistente. Os painéis foram submetidos a todos os tipos de testes necessário estabelecidos por organizações de normas técnicas nacionais e internacionais e passou em todas. 

Além da indústria moveleira e construção civil, o painel do açaí pode ser usado também para isolamento acústico, arquitetura e designer de interiores.

Comentários