IMG-LOGO

FIQ traz fornecedores da área de logística

Por Edson Rodrigues - 14 de Março 2014
caminhão volvo fiq.jpg
caminhão volvo fiq
Uma grande variedade de serviços de logística pode ser encontrada na 9ª edição da FIQ - Feira Internacional de Qualidade em Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira - que segue até esta sexta-feira (14), das 13 às 20 horas, no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas (PR).

A Feira traz um espaço específico para os fornecedores da área de logística - Fiq Log - com o objetivo de mostrar às indústrias moveleiras as novidades e lançamentos na área de transporte, armazenagem, movimentação e serviço. O projeto é realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná.

A Volvo, com sede em Curitiba (PR), traz para o evento sua linha de caminhões pesados FH e semi-pesados VM que vem, a partir deste ano, equipados de fábrica com o 4° eixo, oferecendo aumento na capacidade de carga. Como soluções logísticas, os veículos da marca podem contar com o sistema de gerenciamento de frota com telemetria online. De acordo com o gerente regional de vendas, André Schiavon, este sistema permite que o proprietário obtenha dados em tempo real do desempenho e posicionamento do veículo. "Essas informações ajudam na otimização da frota aumentando a produtividade e reduzindo custos", esclarece.

O caminhão que alia baixo custo de manutenção, economia e conforto é apresentado pela Ellenco Iveco, com sede em Maringá (PR). Segundo o gerente de vendas, Cosme Edmar Bin, o Iveco Stralis 560 Hi-Way foi eleito o caminhão do ano na Europa, em 2013. "O veículo é o mais completo do mundo e totalmente automatizado, podendo carregar uma carreta de até 80 toneladas. Ele ainda oferece um sistema de rastreamento."
Etiquetas Inteligentes com chips também são lançadas na FIQ pela Automação Maringá. Elas agilizam os processos de logística das fábricas e empresas tornando a identificação dos produtos mais fácil. O gerente de projetos, Pedro Castro, explica que a etiqueta faz a identificação do produto através de um micro chip encapsulado em cada etiqueta adesiva. "Com as Etiquetas Inteligentes é possível conferir uma carga de 100 itens em 1 segundo, eliminando o erro humano", declara Castro.

Oferecendo suporte para o industrial moveleiro fazer o transporte de matéria prima e produto final, a Baselog apresenta no evento soluções em logística para exportação. Segundo o diretor da Baselog, Antonio Polsaque, a empresa trabalha com serviço personalizado. "Toda a carga pode ser monitorada através de um sistema moderno aliado à tecnologia de radiofrequência, evitando problemas e possibilitando o acompanhamento on line do produto durante 24 horas por meio de um celular ou computador."

Empilhadeiras e resíduos
As indústrias do segmento moveleiro vão ganhar ainda mais espaço com a empilhadeira Hedesa, da Preventiva, de Arapongas (PR), com suporte para 2,5 toneladas. "A máquina oferece uma movimentação interna nas fábricas muito eficaz. É pequena e ainda colabora com o armazenamento de produtos na vertical", explica o gerente de vendas, Lucas Rocha Baldim.

Já a Maqtom, de Curitiba (PR), destaca para o industrial moveleiro a empilhadeira elétrica que não emite gases poluentes. Segundo o vendedor Edicarlos Lopes, a máquina é econômica e trabalha com uma carga de bateria de oito horas, capacidade de 1.500 kg e elevação de 4,5 metros.
 
A Cetric, de Chapecó (SC), traz para a FIQ, soluções para a gestão de resíduos industriais. Os serviços apresentados envolvem todas as etapas, desde o fornecimento de equipamentos para armazenamento, coleta, transporte e destinação final correta. A empresa é especializada em resíduos perigosos e contaminantes como sobras de produtos químicos de tintas e vernizes. "Para cada tipo de resíduo são disponibilizados equipamentos específicos de armazenamento e transporte, com o rastreamento de 100% da frota e o seguro contra danos ambientais", ressalta o representante comercial, Sergio Tomiotto.

Foto: André Schiavon no estande da Volvo

Comentários