IMG-LOGO

Gênio modernista ganha exposição no Museu da Casa Brasileira

Por Gabrielly Zem - 10 de Junho 2021
jean.jpg

Jean Gillon é conhecido por ser um gênio modernista que inovou na arte da criação de móveis. O designer desenvolveu a lendária Poltrona Jangada, sua mais conhecida peça, além de diversos outros itens que mesclavam conforto e beleza com inovação.

Gillon foi além do design e criou verdadeiras obras de arte em tapeçaria, escultura e madeira. Para celebrar sua trajetória de vida e todas as suas contribuições para o setor moveleiro, o Museu da Casa Brasileira irá exibir a exposição “Jean Gillon: Artista-designer”, a partir do dia 12 de junho.

Essa é a primeira vez que o designer terá seu trabalho apresentado em uma exposição individual. A mostra apresentará obras, datadas entre os anos de 1940 a 2005, em todas as frentes de atuação do arquiteto e artista que produziu em vida uma série de esculturas, gravuras, tapeçarias, pinturas, cenografias e decorações. A exposição também contará com móveis originais da época como as poltronas icônicas, estofados para exportação, entre outros. Além de desenhos, cerâmicas e outras peças, a realização apresentará a influência do artista em projetos de design em mobiliário e interiores no Brasil.

Sala mobiliada com peças de Jean

 

LEIA: CONFIRA AS TENDÊNCIAS DE MOBILIÁRIO PARA 2021

 

A mostra terá curadoria da galerista e colecionadora Graça Bueno e da equipe técnica do MCB. “A exposição ‘Jean Gillon: Artista-designer’ é mais um passo do Museu da Casa Brasileira em contribuição à composição do mosaico histórico sobre o campo do design no Brasil. Para além dos nomes consagrados e das histórias consolidadas, o Museu busca reconhecer uma construção plural, considerando momentos ainda dispersos e não incorporados pela historiografia da área”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

Anote na agenda: a mostra fica até 12 de dezembro de 2021 no centro cultural, localizado na Av. Brg. Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano em São Paulo.

Comentários