IMG-LOGO

Greenplac aposta na “Arte em Renovar” e cria obra de arte

Por Natalia Concentino - 24 de Janeiro 2022

Veja galeria de fotos acima

Há alguns anos, a sustentabilidade se tornou prioridade para empresas no mundo do design. Essa tendência continuará dominando o mercado em 2022 - segundo um levantamento da Johnson Controls, cerca de 70% das marcas pretendem implementar ou amadurecer seus programas de sustentabilidade.  Sempre à frente as principais pautas do segmento mobiliário, a indústria de MDF Greenplac começou sua jornada sustentável em 2017, mas com um histórico de programas de reflorestamento com mais de 30 anos. Considerando preservar ainda mais o nosso meio-ambiente, no novo ano, a marca vai mais longe ao apostar no design circular.

Esse novo conceito criativo faz parte da economia circular, que visa utilizar resíduos ou materiais de descarte como matéria-prima reciclada, além de desenvolver produtos tendo em mente o reaproveitamento que mantenha os insumos no ciclo produtivo. Com base nesta ideia, em janeiro, a empresa lança a campanha “Arte em Renovar” e a iniciativa para levar esse conceito ao público se concretiza com a parceria da marca com a Parkiet Brasil.

Buscando valorizar cada pedacinho de seus produtos e dar um novo significado a estes pequenos filetes de MDF, que seguiriam para descarte pós-refilamento para produção de material de merchandising, a marca desenvolveu quadros artísticos artesanais. Esse trabalho que ganhou vida junto da Parkiet Brasil, é o impulsionamento inicial através do Design Circular para a campanha que carrega o conceito a “Arte em Renovar”, uma homenagem aos principais artistas do setor: marceneiros, arquitetos, designers e projetistas.

“Em 2022, nasce um novo conceito. Junto com ele, um olhar sensível para os verdadeiros artistas do setor. Que incrível oportunidade têm esses profissionais em renascer novos espaços todos os dias. Assim como um artista, imprimem diferentes personalidades e têm nas mãos, a Arte em Renovar qualquer ambiente”, conta Laís Carelo, gerente de Marketing da Greenplac. “Pretendemos convidá-los a fazer diferente com o MDF Greenplac e serem protagonistas nesta Arte em Renovar, considerando especialmente as causas socioambientais que são primordiais e fazem parte do nosso DNA Green”, acrescenta.

leia: NRF: IKEA PROMETE FAZER PRODUTOS SUSTENTÁVEIS ACESSÍVEIS A TODOS

O DNA em questão se traduz no dia a dia da empresa, que produz MDF de eucalipto a partir de uma floresta de madeira certificada, de produção responsável, onde há energia limpa, água de reuso, que apoia projetos socioambientais e trabalha para reduzir cada vez mais os impactos ambientais com o reuso dos descartes.

Nas mãos do artista Eunapio Sturaro, cada filete de MDF permaneceu ambientalmente responsável em todos os seus estágios – desde os métodos e insumos escolhidos na fabricação dos padrões, até as possibilidades de reciclagem no pós-uso, que se tornou uma peça de arte em madeira 3D. Nela, destacam-se cada um dos 38 padrões de MDF Greenplac disponíveis no mercado.

A escolha da Parkiet para o projeto foi instrumental, já que ambas as empresas compartilham os mesmos princípios – o apreço pela parte, amor pelo que se faz e, principalmente, respeito verdadeiro pelo meio ambiente e a vontade de impulsionar o design circular.  “Para a Greenplac, seu produto é especial. Cada pedacinho de MDF tem uma história – enquanto muitos se tornam grandes projetos de movelaria, outros se tornam arte. Para nós, nada se perde e tudo se transforma. Agregar beleza, qualidade e funcionalidade até mesmo aos descartes de nossa produção é o que chamamos de ARTE EM RENOVAR e a Greenplac à frente desta tendência”, conclui Carelo.

Comentários