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Herval anuncia fechamento de 17 lojas TaQi no Rio Grande do Sul

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Foto: Divulgação/TaQi

A coluna Minuto Varejo, do Jornal do Comércio, já havia noticiado o fechamento de uma unidade da rede de lojas TaQi na Zona Sul de Porto Alegre. A notícia agora é que a filial não é a única. O grupo Herval, dono da bandeira e da Iplace, varejo licenciado da Apple no Brasil, comunicou que vai fechar mais 17 lojas até o fim de maio. 

 

Com o corte, a rede ficará com 73 unidades, segundo nota oficial da Herval. No comunicado, o grupo diz ainda que fará o "possível para realocação" dos funcionários das filiais a serem desativadas em outros pontos. 

 

"Essa difícil decisão foi tomada, após criteriosa análise de resultados, rentabilidade e potencialidade dessas unidades, além do cenário macroeconômico desafiador que 2023 vem apresentando", justifica o grupo, com sede em Dois Irmãos, onde fica ainda seu parque industrial de móveis. 

 

Na nota emitida, a empresa lembra que chegou a abrir 10 novas operações e revitalizar outras 12 já existentes em 12 meses, o que foi noticiadas pelo Minuto Varejo.

 

Nas razões listadas para enxugar a rede, a Herval enumerou o pessimismo das famílias, elevado endividamento, avanço das taxas de inadimplência e juros altos que encarem o crédito ao consumidor. A combinação dos quatro ingredientes afeta "as vendas do varejo pós-pandemia", o que compromete resultados.

 

O grupo nada comentou sobre a situação das lojas da Iplace, que atuam com produtos da maior marca desejada e com fatias de renda mais elevada.

 

Herval não é único a sofrer efeito da conjuntura econômica 

 

Mais redes estão no time das varejistas que sofrem com a conjuntura, seja a macroeconômica (juros, inflação etc.) ou microeconômica (condição de consumo das famílias). Três gaúchas entraram em recuperação judicial (RJ) em 2023. São elas, Rabusch e Lojas Aldo, de vestuário, e CRDiementz, de eletromóveis.   

 

Na cena nacional, marcas bem conhecidas atravessam dificuldades, como Americanas, em RJ por dívida bilionária, Tok&Stok, que fechou quase 20 lojas no País, sendo uma delas em Porto Alegre, e Saraiva, que encerrou a operação das duas únicas unidades que tinha na capital gaúcha. 

 

"Todos sabem da dificuldade hoje do varejo. Isso tem efeito em cadeia para o ano. Minha percepção de varejista é que vem mais notícia de fechamento de lojas e corte de pessoas infelizmente", preveniu o diretor executivo da Aldo, Bruno Marquetti de Araujo.

 

Pesquisa do IBGE mostra momento adverso no comércio

 

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE apontam queda de 0,1% no volume de vendas do varejo geral (supermercados, combustíveis, eletromóveis, vestuário, livros e saúde) no País em fevereiro frente a janeiro e alta de 1% em relação ao mesmo mês de 2022.

 

O varejo ampliado (veículos e materiais de construção) teve alta de 1% no confronto mensal e recuo de 0,2% na comparação com fevereiro do ano assado.

 

No Rio Grande do Sul, as vendas gerais caíram 0,4% no mês a mês anterior e cresceram 7,5% no confronto anual. O varejo ampliado, onde atua a rede TaQi, teve alta de 1,9%, entre janeiro e fevereiro, e de 6,2% frente 12 meses antes (fevereiro de 2022).       

 

leia: Crise do varejo se espalha por construção, móveis e decoração

 

Veja a íntegra do comunicado emitido pelo grupo Herval:

 

"As Lojas taQi comunicam que até o fim do mês de maio serão encerradas as atividades de 17 lojas no Rio Grande do Sul. Essa difícil decisão foi tomada após criteriosa análise de resultados, rentabilidade e potencialidade dessas unidades, além do cenário macroeconômico desafiador que 2023 vem apresentando.

 

Assim como em todo o varejo, as vendas pós-pandemia e, especialmente nos últimos meses, vêm sendo impactadas pelo aumento do pessimismo das famílias, relacionado a um contexto de alto endividamento, alta inadimplência e taxas de juros que dificultam e encarecem o acesso ao crédito para consumidores e empresas.

 

Reiteramos nossa profunda gratidão pela dedicação e esforço das pessoas que fazem parte dos times das unidades que encerrarão as atividades, ao tempo que será feito o possível para realocação nas outras 73 lojas da rede.

 

Nos últimos 12 meses as Lojas taQi fizeram um consistente investimento em expansão e revitalização de unidades, inaugurando 10 lojas e revitalizando outras 12 lojas. Nosso compromisso com empreendedorismo, investimento contínuo e crescimento permanece sendo uma importante diretriz da empresa, sempre associado à governança através da sustentabilidade.

 

Dois Irmãos, 15 de maio de 2023.

Representante: Carlito Kirschner – Vice-presidente Lojas TaQi"

 

(Com informações Jornal do Comércio)

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