IMG-LOGO

IKEA anuncia investimento na área de sustentabilidade no Brasil

Revisado João Caetano - 08 de Novembro 2025
Captura_de_tela_2025-11-07_143122.png
Crédito: CNN Brasil

O Grupo Inter IKEA anunciou nesta quinta-feira (6) um novo investimento florestal no Brasil, em parceria com o BTG Pactual TIG (BTG Pactual Timberland Investment Group), voltado para o bioma da Mata Atlântica. O valor do aporte não foi divulgado, mas faz parte do compromisso global da companhia sueca de móveis de investir 100 milhões de euros para remoção e armazenamento de carbono.

 

O projeto abrangerá aproximadamente 4 mil hectares de pastagens degradadas ou de baixa produtividade nos estados de Paraná e Santa Catarina, com foco em conservação, restauração e reflorestamento, mas também manejo de forma responsável.

 

Leia: Florestas plantadas estão no centro do clima e da economia

 

O plano é destinar aproximadamente metade da área à proteção ou restauração de florestas e habitats naturais, enquanto o restante será utilizado para o plantio comercial de pinus em pastagens degradadas ou de baixa produtividade, segundo a IKEA.

 

A proposta é desenvolver um modelo escalável que possa embasar investimentos futuros, sem informar quais resultados concretos o projeto pretende obter.

 

A IKEA tem meta de reduzir pela metade as emissões absolutas em toda a sua cadeia de valor até 2030, em comparação com o ano-base de 2016, e de atingir emissões líquidas zero até 2050. O BTG Pactual TIG, subsidiária indireta e integral do BTG Pactual, ficará encarregado pelo desenho e execução do programa.

Comentários