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Inadimplência do consumidor cresce em novembro

Por Edson Rodrigues - 10 de Dezembro 2014
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A inadimplência do consumidor cresceu 10,9% em novembro ante o mesmo mês do ano passado, segundo indicador divulgado nesta terça-feira pela Serasa Experian. No acumulado até novembro deste ano, em relação a igual período de 2013, o índice fechou com elevação de 5,6%. Já na comparação com outubro deste ano, o percentual teve queda de 1,2%.

Na visão dos economistas da Serasa, a alta da inadimplência está relacionada às maiores dificuldades do consumidor em honrar os compromissos financeiros diante de aumentos sucessivos da taxa de juros ao longo deste período. O enfraquecimento do mercado de trabalho, com queda do nível de emprego em alguns setores da economia, como indústria, também contribuiu para o resultado, diz a empresa, em nota.

Por outro lado, o recuo da inadimplência na comparação com o mês de outubro é explicado, diz a Serasa, pela menor quantidade de dias úteis (20 em novembro contra 23 em outubro), impactando principalmente a quantidade de cheques devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos.

Tipos de dívida
Na decomposição do indicador, as modalidades de dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e cheques sem fundos puxaram a queda mensal, com quedas de 3,1% e 12,0%, respectivamente. Já a inadimplência com os bancos teve alta de 1,6%.

O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 12,9% de janeiro a novembro de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio dos cheques sem fundos e títulos protestados também tiveram crescimento de 6,3% e 0,8%, respectivamente. Já o valor médio da inadimplência com os bancos registrou queda de 3,7%.

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